Fender American Vintage Series

Fender American Vintage Series

Timóteo Azevedo

A Fender anunciou o lançamento de um novo alinhamento de guitarras American Vintage Series. Os novos instrumentos representam uma renovação na abordagem da marca ao relançamento de guitarras vintage, trazendo para a actualidade alguns modelos mais icónicos das décadas de 1950 e meados da de 1960. A nova linha apresenta modelos de anos novos, e mesmo modelos diferentes dentro de um mesmo ano.

O processo começou com o estudo e escrutínio de guitarras originais, analisados para recolher o máximo de informação possível. Foram documentadas características como as madeiras usadas, as curvas dos instrumentos, os raios das escalas, os pormenores dos acabamentos, e as especificações dos pickups, entre outras. Com o objectivo de conseguir o máximo de precisão possível, a Fender investiu no restauro de moldes, ferramentas e máquinas originalmente usadas na manufactura dos instrumentos. Todos os instrumentos apresentam um novo acabamento completamente laqueado, que acentua o timbre e ressonância. Todos os modelos receberam pickups novos, bobinados para corresponderem às características dos vintages originais, e também encontramos ferragens novas (como as saddles estampadas “Fender Pant. Pend.” nas Stratocasters) e cores que respeitam as características originais (como no caso dos diferentes Sunbursts).

Os novos modelos apresentados são a American Vintage Stratocaster de ’56, ’59 e ’65 (o modelo de ’56 também tem uma versão para esquerdinos), a American Vintage Telecaster de ’58 e ’64 (o modelo de ’64 também tem uma versão para esquerdinos), American Vintage Jazzmaster de ’65 e American Vintage Jaguar de ’65. A American Vintage Telecaster de ’52 também é relançada com maior precisão nas especificações vintage, em versão para dextros e esquerdinos.

American Vintage Telecaster de ’52

Corpo em freixo [ash] com um acabamento Butterscotch Blonde ligeiramente mais claro (ilustrado acima) e pickguard preto de camada única. O braço em maple tem um formato em “U”, e a escala também em maple apresenta 21 trastes em estilo vintage, raio simples de 7,25″ e pestana em osso. Apresenta os novos pickups American Vintage ’52 Tele Single-Coil na posição de braço e ponte, criados para estarem correctos com as especificações do período original. O selector de três posições apresenta uma ponta em “barril”, com os botões dos potenciómetros em formato de cúpula cromada e serrilhada. A ponte em estilo vintage apresenta três saddles em bronze.

American Vintage Stratocaster de ’56

Corpo em amieiro [alder] (em freixo nos modelos com acabamento White Blonde), onde encontramos um pickguard branco de camada única com oito buracos. O braço em maple apresenta um perfil em “V” suave e tem um formato grosso de meados de 1956. A escala em maple apresenta 21 trastes, raio simples de 7,25″ e pestana em osso. Os três pickups são os novos American Vintage ’56 Strat Single-Coil, assignados pelo tradicional selector de 5 posições. Nas ferragens cromadas encontramos uma ponte com saddles com precisão vintage, apresentando a mesma precisão o espaçamento entre as cravelhas na cabeça. As guitarras estão disponíveis nas cores Black (ilustrado acima), Sunburst de duas cores e White Blonde envelhecido.

American Vintage Telecaster de ’58

Corpo em freixo com pickguard branco de camada única. Braço em maple com formato em “D” do início de 1958. A escala em maple apresenta 21 trastes, raio simples de 7,25″ e pestana em osso. Na electrónica encontramos os pickups American Vintage ’58 Tele Single-Coil nas posições de braço e ponte, e um selector de três posições que tem a ponta em forma de “cartola”. Os ímanes no single-coil da ponte são escalonados, como nos modelos originais.

As saddles da ponte têm um formato de “barril” e são feitas de aço sólido. Os botões dos potenciómetros são de alumínio serrilhado com o topo achatado. Estão disponíveis nas cores Sunburst de duas cores e White Blonde envelhecido (ilustrado acima).

American Vintage Stratocaster de ’59

Apresenta modelos de dois períodos diferentes de 1959. O modelo do início do ano apresenta braço e escala em maple com um perfil esguio de formato em “C”, e está disponível num Sunburst tricolor esbatido (ilustrado acima). O pickguard branco de camada única tem oito buracos.

O modelo mais tardio apresenta uma escala em prancha de pau-rosa [rosewood], onde o braço em maple passa a ter um perfil em forma de “D” e o pickguard verde menta tem dez buracos, com bisel em estilo vintage. Este modelo está disponível nas cores Black, Sunburst tricolor e Sonic Blue esbatido em quantidades limitadas (ilustrado acima).

Ambos os modelos têm o corpo esculpido de amieiro, com a escala a apresentar 21 trastes, raio simples de 7,25″ e pestana em osso. Os pickups são American Vintage ’59 Strat Single-Coil nas posições braço, média e ponte. Os pickups são assignados por um selector de cinco posições. As saddles da ponte e o espaçamento entre as cravelhas apresentam precisão vintage. Os botões dos potenciómetros são feitos de plástico envelhecido.

American Vintage Telecaster de ’64

Corpo em amieiro (em freixo no modelo White Blonde) com pickguard branco de três camadas e oito buracos. Braço em maple mais esguio e arredondado, com perfil em formato de “C” de meados dos anos de 1960. A escala é pau-rosa é de lâmina arredondada, com 21 trastes, 7,25″ de raio simples e pestana em osso. Apresenta também inlays de pontos em pérola maiores.

Os pickups são American Vintage ’64 Gray-Bottom Tele Single-Coil nas posições de braço e ponte, com os ímanes no pickup de ponte escalonados. O selector apresenta uma ponta em “cartola”, e os botões dos potenciómetros são de alumínio serrilhado com topo achatado. As saddles com formato de “barril” são feitas de aço. Está disponível nas cores White Blonde, Sunburst tricolor e Lake Placid Blue (ilustrado acima).

American Vintage Jaguar de ’65

Corpo de amieiro com um pickguard castanho de quatro camadas no acabamento Sunburst tricolor ou branco de três camadas no acabamento Candy Apple Red (em quantidades limitadas, ilustrado acima). O braço em maple apresenta uma clássica escala Jaguar mais curta, 24″, com um perfil em “C” de meados dos anos de 1960. A escala de pau-rosa é orleada e feita com uma lâmina arredondada de madeira. Apresenta 22 trastes, raio simples de 7,25″ e pestana em osso.

A guitarra vem equipada com os novos pickups American Vintage ’65 Jaguar nas posições de ponte e braço, apresentando os típicos controlos de circuito deste tipo de modelo. O trémulo flutuante com tranca foi desenhado com um estilo vintage.

American Vintage Jazzmaster de ’65

Corpo em amieiro com pickguard castanho no acabamento Sunburst tricolor e branco de três camadas no acabamento Aztec Gold (em quantidades limitadas, ilustrado acima). O braço em maple apresenta um perfil em forma de “C” de meados dos anos de 1960. A escala em pau-rosa é orleada, feita de lâmina de madeira e com inlay de pontos maiores. Apresenta ainda 22 trastes, raio simples de 7,25″ e pestana em osso.

A vibração das cordas é captada pelos novos pickups American Vintage ’65 Jazzmaster nas posições de braço e ponte, assignados pelos controlos já clássicos neste tipo de modelo. O trémulo flutuante com tranca tem um aspecto vintage, e tal como o resto das ferragens tem um acabamento cromado.

American Vintage Stratocaster de ’65

Corpo em amieiro com pickguard branco de três camadas com onze buracos e bisel vintage. Braço grosso em maple com um perfil em formato de “C” de meados dos anos de 1960. A escala é de pau-rosa escuro em lâmina de madeira, com inlays de pontos em pérola maiores. Apresenta 21 trastes, raio simples de 7,25″ e pestana em osso.

Vem equipada com os novos pickups American Vintage ’65 Grey Bottom Strat Single-Coil nas três posições de braço, meio e ponte. Os potenciómetros apresentam botões em plástico envelhecido. As saddles e o espaçamento entre as cravelhas seguem precisão vintage, o mais próximo possível do original. O modelo está disponível nas cores Sunburst tricolor (ilustrado acima), Olympic White e Dakota Red (em quantidades limitadas). O modelo para esquerdinos só está disponível em Sunburst tricolor.

EGITANA

fender