Fender Cabronita Telecaster

Timóteo Azevedo

Depois do lançamento da edição especial Fender Custom Shop “La Cabronita” Telecaster em 2009, o modelo volta a surgir numa reencarnação mais acessíveis para os amantes de Telecasters.

A Fender Cabronita Telecaster, apesar de baseada no modelo da edição especial, apresenta algumas diferenças. A mais imediatamente perceptível é a inclusão de mais um pickup, colocado junto ao braço. Ambos os pickups são TV Jones Filter’Tron, cujo funcionamento é definido por um selector de três posições (ponte, ponte e braço, braço). Um único potenciómetro de volume completa a electrónica da guitarra.

Quanto às madeiras, o corpo sólido é feito de alder (amieiro) com um acabamento laqueado. Nele encontramos um pickguard branco ou preto conforme a cor, que pode ser Black (ilustrada) ou Sunburst.

O braço bolt-on de maple tem um formato de “C” moderno e apresenta uma escala de 25,5″fabricada na mesma madeira. A escala conta com um raio simples de 9,5″e 22 trastes de tamanho jumbo médio, marcada com inlays pretos. O acabamento do braço é lustroso, enquanto que o da escala é acenitado. A placa metálica na zona dos parafusos que unem o braço ao corpo apresenta gravações comemorativas dos 60 anos do modelo Telecaster, e incluí a característica Micro-Tilt. Dentro do braço, o truss rod é um sistema de proprietário da Fender chamado Bi-Flex. Este sistema tem um funcionamento híbrido entre o truss rod de acção simples e o de dupla acção.

A ponte fixa funciona por sistema string-through-body, e tal como o cravelhame e o resto das ferragens tem um acabamento cromado.

O modelo Fender Cabronita Telecaster é um dos vários planeados para a série Tele-bration, que comemora as seis décadas de vida da Telecaster (o primeiro modelo data de 1951). Ao contrário da sua congénere Fender Custom Shop “La Cabronita”, a Cabronita Telecaster será fabricada no México e não nos Estados Unidos. Mas esse facto fará baixar o preço da guitarra, o que tornará o modelo acessível a um maior número de músicos que assim poderão desfrutar da mais recente geração de um ícone. 

EGITANA