Fender Competition Delay

Fender Competition Delay

Nero

Pedal delay super simples e económico, com carisma sonoro vintage.

O Fender Competition Delay é uma unidade extremamente simples, mas a sua capacidade de acção é igualmente básica. Não usámos o pedal com os dois jack de saída. Fazendo-o, o Competition Delay cria uma imagem stereo, mesmo a partir do único In. O potenciómetro de quantidade de delay aumenta gradualmente o nível do efeito, cuja expressão máxima são uns escassos (comparando a oferta actual de mercado, mesmo em modelos económicos) 300ms. Além disso, o decay não possui muitas possibilidades de definição e torna-se algo limitativo.

O pedal tem uma coloração bem vintage no som – se gostarem desse carisma, é um ponto a seu favor – e destaca-se essencialmente no seu slapback, com um perfil bem 50s. Mas a sensação de que o pedal está a oferecer-nos, realmente, algo mais ao som surge apenas com o knob de mistura puxado ao máximo. Aí o som fica mais preenchido, mais quente e com melhor resposta harmónica e dinâmica, ainda que o decay permaneça algo rígido.

O preço e construção e um slapback bem vintage são factores positivos. O maior destaque é a possibilidade de output. O aspecto negativo é a limitação de tamanho e acção do delay.

A ideia da Fender, com os pedais Competition será, precisamente, competir com os modelos mais económicos de marcas como a Boss ou TC Electronic. Contudo, pelo que nos parece o Fender Delay, parece não ter possibilidade de lutar ombro-a-ombro. Se desejarem uma unidade com uma função bem específica na vossa pedalboard, este pedal pode ser uma opção, principalmente pelo seu preço, mas se precisam de um delay ao estilo “pau para toda a obra”…