EOB Sustainer Stratocaster

EOB Sustainer Stratocaster

Nero

A Fender lança guitarra com a assinatura de Ed O’Brien, dos Radiohead.

Se durante muito tempo, a versão veraneante da NAMM, servia apenas para rever cenários comerciais e lançar um outro retoque às gamas de produtos, essa tendência vem sendo cada vez mais contrariada e para ilustrar perfeitamente essa ideia, a Fender anunciou o resultado da sua parceria com Ed O’Brien, dos Radiohead: a EOB Sustainer Stratocaster, que estreou a 14 de Novembro de 2017 no mercado.

Um dos cérebros de Radiohead, O’Brien equipou a sua Strat com uma exótica combinação de pickups: um humbucker Seymour Duncan® JB Jr. na ponte, um single coil Fender Texas Special™ no meio e um Fernandes® Sustainer™ no braço – de onde a guitarra extrai o seu nome. O controlo sobre o tremendo sustain do Sustainer é feito através de um switch on/off, um potenciómetro de intensidade e o switch de três posições que permite o ajuste entre os modos “fundamental-only”, “harmonic-only” ou a mistura de ambos. A guitarra tem ainda características como uma ponte vintage de tremolo sincronizado, e afinadores vintage também. O braço apresenta um perfil “10/56 V”, com 21 trastes narrow-jumbo e pestana em osso sintético.


Há já muito tempo que toco com guitarras Fender, portanto foi uma honra colaborar e desenhar um instrumento com a marca. Na verdade a ideia inicial para a EOB Sustainer Strat surgiu num sonho que tive.

«Adorei trabalhar de forma tão próxima com toda a família Fender, desde Alex Perez (Fender Senior Master Builder) e Neil Whitcher (Chefe AR no UK) à equipa que construiu a guitarra em Ensenada. Conseguimos construir uma guitarra bem bonita que é extremamente versátil e capaz de fazer alguns sons verdadeiramente extraordinários», afirma o guitarrisata sobre este modelo mexicano. Curiosamente, a única marca da assinatura de Ed O’Brien está no neck plate, gravado com o símbolo “Flower Of Life”. A guitarra ganha maior protagonismo por ser o primeiro produto musical de sempre com a assinatura de um dos Radiohead, afinal o modelo favorito de Jonny Greenwood, a Telecaster Plus, nunca foi editado como assinatura.


Mais info e specs na Fender.