Fender, Blind Faith Telecaster

Fender, Blind Faith Telecaster

Nero

A icónica Tele, com o braço da “Brownie” Strat, que Eric Clapton usou nos Blind Faith em 1969 foi recriada por Todd Krause na Fender Custom Shop. Esta edição limitada visa obter fundos destinados à caridade.

A Tele tornou-se a escolha de Eric Clapton nos Blind Faith, que se estrearam em 1969 diante de 100,000 pessoas, no Hyde Park. Com um braço Stratocaster num corpo 1964 Tele Custom (‘63 Handwound pickups), estreámos a Blind Faith Telecaster na passagem dos 50 anos desse concerto mítico. Uma meticulosa reprodução do Master Builder Todd Krause, da Fender Custom Shop.

A “Slow Hand” de Eric Clapton, antes de casar com a Stratocaster, usou a Telecaster como amante nos anos de Yardbirds – o guitarrista entrou em 1963, a substituir Anthony Top Topham, e acabou por sair depois em 1965 em protesto com o sucesso comercial da banda. Depois dele ainda viriam Jeff Beck e Jimmy Page… Aqueles eram os dias!

Clapton passou pelos Cream, aí comprou a famosa “Brownie” – uma Stratocaster com corpo em alder, braço de maple e pintura tobacco sunburst – que se tornaria depois a guitarra de back-up à iconográfica Stratocaster “Blackie”. A história dos Cream escreve-se a si mesmo e depois de abandonar também esse projecto abraçou os Blind Faith, com Steven Winwood, Ginger Baker e Ric Grech. Aí gravou o álbum de estreia com a lendária “Brownie Stratoneck”, uma Telecaster com braço de Strato da “Brownie”.

Esta edição limitada da FCS recria essa Franken-Tele. A guitarra está à venda exclusivamentre no Guitar Center, como parte dos esforços para angariar receitas para a fundação Crossroads de Eric Clapton. Outras marcas e guitarristas associaram-se à causa, como a PRS e Carlos Santana ou a Gibson, que recriou outro unicórnio de Clapton.

Este modelo possui um acabamento Journeyman Relic num corpo em duas peças de alder. O braço Strat (maple-on-maple) possui 21 trastes e um perfil “V”. Nos pickups surgem os Custom Shop ’63, bobinados manualmente. A ponte é um design vintage Tele. Cada guitarra está acompanhada de estojo rígido e Certificado de Autenticidade assinado pessoalmente por Eric Clapton.

No player, Clapton e Todd Krause falam sobre a história da guitarra original e da construção desta réplica.