60 Anos de Jazzmaster

60 Anos de Jazzmaster

Nero

A Jazzmaster celebra o seu 60º aniversário. A Fender criou três novos modelos para assinalar a efeméride, a Limited Edition 60th Anniversary ’58 Jazzmaster, a Triple Jazzmaster e a Classic Jazzmaster.

Em 1958, a Fender apresentou a Jazzmaster como uma guitarra eléctrica topo-de-gama especificamente pensada para músicos jazz. No entanto, o seu som e a versatilidade para modificações atraiu vários músicos ligados ao underground, desde J Mascis (Dinosaur Jr.) a Chelsea Wolfe, passando por Troy Van Leeuwen (QOTSA). O modelo tornou-se um objecto de culto e uma das imagens preponderantes do chavão “alternativo”.

Para celebrar o 60º aniversário da Jazzmaster, a Fender criou três novos modelos da guitarra em edição limitada, cujas características de catálogo principais apresentamos em baixo.

60th anniversary 58 jazzmaster

A original ‘58 Jazzmaster introduziu um design offset revolucionário, um som de pickups distinto e um flexível circuito ritmo/lead. Além disso, foi a primeira guitarra Fender a possuir escala em rosewood. A 60th Anniversary ’58 Jazzmaster recria esse protótipo e está disponível em acabamento 2-Colour Sunburst.

60th aniversary triple jazzmaster

A Triple Jazzmaster possui um circuito triplo-pickup moderno e presta homenagem ao espírito mod da guitarra. Entre os pickups estão os novíssimos humbuckers criados pelo guru Tim Shaw. O design combina o visual original e a singular flexibilidade de circuito da guitarra e está disponível no acabamento Daphne Blue.

60th anniversary classic jazzmaster

Por fim, a Classic Jazzmaster é uma actualização ao icónico modelo de 1966, replicando a própria actualização que o modelo recebeu na altura: escala integrada no braço, block inlays e o matching headstock. Esses retoques e o seu som multi-dimensional tornaram a versão de ’66 num dos modelos Jazzmaster mais desejados. A nova versão está disponível nos acabamentos Daphne Blue, Black, Vintage Blonde e Fiesta Red.