Fender, Jimi Hendrix Monterey Stratocaster

Fender, Jimi Hendrix Monterey Stratocaster

Nero

Novo modelo Fender Artist Series presta homenagem ao génio de Hendrix e aos 50 anos do concerto no Monterey International Pop Festival, onde queimou a sua Stratocaster.

A Fender Musical Instruments Corporation (FMIC) estreou um novo modelo na gama Artist Series: a Jimi Hendrix Monterey Stratocaster. A nova guitarra presta homenagem ao mago das seis cordas e a um dos momentos mais icónicos de sempre em toda a história da música, aquele em que, no final do concerto no Monterey Pop Festival, em 1967, Hendrix pegou fogo à sua Stratocaster pintada à mão. A nova guitarra é de edição limitada e apenas estará à venda durante o resto do ano de 2017, celebrando os 50 anos da efeméride.

A partir de certa altura, Hendrix passou a usar, quase exclusivamente, modelos Stratocaster e, como nenhum artista antes dele o fizera, a sua imaginação e habilidade quebraram as barreiras das Stratocaster, em particular, e da guitarra eléctrica, no geral. Também fruto de actuações que ficaram para sempre marcadas na história da música, como os concertos no Woodstock e o supra citado no Monterey International Pop Festival.

A Jimi Hendrix Monterey Stratocaster, procura reproduzir tudo o que se sabe da guitarra que pegou fogo e que apenas sobreviveu através de fotos e filmagens, desde logo através da reprodução da arte pintada na guitarra original. Os pickups são um trio de single-coill Stratocaster, com as especificações no estilo dos anos 60. A guitarra é um modelo Fiest Red, da mesma década. O braço em maple, de perfil “C”, possui uma escala em pau ferro, com raio de 7.25” e 21 trastes de tamanho vintage. O tremolo possui seis pontos de aparafusamento, garantido solidez de execução. O neck plate possui o decalque oficial Authentic Hendrix.

Através do moto do próprio guitarrista, «This is for everybody», a Fender mantém esta peça de colecção a um preço acessívrel quanto baste – um modelo Jimi Hendrix Monterey Stratocaster tem o preço de venda estabelecido em €989. A guitarra foi primeiro apresentada na Summer NAMM e já está à venda em todo o mundo.

Mais info e specs na Fender.