Fender Limited Edition 70th Anniversary Broadcaster

Fender Limited Edition 70th Anniversary Broadcaster

Nero

O reissue de edição limitada de uma guitarra lendária da Fender. Ouve o som e descobre tudo sobre a Fender Limited Edition 70th Anniversary Broadcaster.

Como qualquer um sabe, a Telecaster fundou a reputação da Fender e também da guitarra eléctrica – tornando-se no primeiro modelo rentável numa óptica de mercado e a ter uma produção consistente até aos dias de hoje. Durante estas décadas foi-se tornando parte da própria história da música, essencialmente do rock: surgem em inúmeros álbuns lendários, tocadas pelas mãos de colossos do panteão da guitarra eléctrica.

Apesar do desenvolvimento do modelo ter sido iniciado cerca de 1949, um protótipo mais definido só surgiu no ano seguinte, era a Esquire, modelo de apenas um pickup. Estima-se que terão sido construídos e comercializados à volta de 50 modelos, mas tiveram demasiados problemas devido a algo que parece óbvio hoje em dia: os braços não tinham truss rod e assim depressa torciam.

Leo Fender descontinuou as guitarras e desenvolveu um protótipo mais aproximado daquele que conhecemos actualmente: a Broadcaster, guitarra que passou a incorporar um truss rod no braço e também a ser desenhada com um par de pickups.

Estreou em Outubro de 1950, a primeira guitarra eléctrica com dois pickups – a Broadcaster. Então, a Gretsch, que possuía uma gama de baterias designada Broadkaster, reclamou com a designação da guitarra e a Fender, por estar menos estabelecida no mercado, nessa época, decidiu mudar o nome do modelo. A Telecaster foi baptizada. Produzida apenas até Janeiro de 1951, a Broadcaster foi ressuscitada apenas para o ano de 2020, em honra do 70º aniversário deste raríssimo instrumento.

A Limited Edition 70th Anniversary Broadcaster possui um corpo em duas peças de ash cuidadosamente escolhido, com “costura” descentrada e está disponível em quatro tipos diferentes de tratamento de envelhecimento da Custom Shop; cada um revestido pelo verniz “flash coat”. O braço (peça singular de maple) possui o perfil 1950 Broadcaster, raio composto (7.25”-9.5”) de escala vintage, 21 trastes médios vintage e os pickups ’50-’51 Blackguard bobinados manualmente com circuito ’51 “Nocaster” modificado.

Apresentada na NAMM 2020. Já estreou no mercado, no nosso território possui um preço a rondar os dois mil paus para a versão regular e um pouco mais para a versão Custom Shop. Podem disparar o player em baixo para ouvir mais sons e Mike Lewis, da Fender Custom Shop, contar a história desta notável guitarra.