6 Novos Pedais Fender

6 Novos Pedais Fender

Nero

O guru Stan Cotey desenvolveu seis novos circuitos para a Fender, que incluem efeitos Delay, Overdrive, Distortion, Compression e Buffer.

A Fender acaba de estrear no mercado seis novos pedais de efeitos. Os novos pedais procuram afirmar a marca no universo stompbox, depois de algumas abordagens tímidas no passado, como é exemplo o modelo Competition Delay (podes ver o teste AQUI).

Os novos designs foram criados partindo da opinião de músicos de sessão (ao vivo ou em estúdio), entrevistados por Stan Cotey, Vice-Presidente do departamento de inovação de produtos da Fender. O engenheiro conta com uma carreira de mais de 30 anos no mundo do áudio profissional (12 deles na marca californiana), tendo sido determinante na criação do primeiro amp de sempre com a assinatura de Eric Clapton, além de ter contribuído no design de vários amps valvulados e digitais da marca. O engenheiro tem ainda no seu currículo trabalhos junto de nomes como The Edge e Joe Bonamassa. Sobre os pedais, refere: «Se formos às origens da história Fender, construímos ferramentas úteis para músicos activos. Eram ferramentas construídas para serem funcionais e nestes pedais mantivemos esse espírito. Muitas das ideias surgiram-me ao escutar, tocar e a ver como as coisas não só soavam, mas também se sentiam».

O resultado são pedais prontos para palco com a assinatura estética da Fender. Com chassis elegante, moderno e leve, em alumínio, os pedais possuem circuitos resistentes e potenciómetros com iluminação LED, além de um inovador encaixe magnético para pilha 9 volts, com patente pendente, que torna simples e rápido trocar as pilhas. Cada um dos pedais possui circuitos originais de efeito. Eis os novos modelos:

Pugilist Distortion – Equipado com dois motores de gain – com controlos independentes para cada um – permite escolher entre múltiplas variações de distorção. O switch Series/Blend permite criar camada entre ambos os canais, aumentando a densidade de distorção; o switch Boost dá mais corpo ao som e o controlo Blend mistura ambos os canais.

Level Set Buffer – Permite trocar de guitarras sem afectar o som. Possui controlos Level, Hi-Freq e Load, para ajustar o sinal, além de um footswitch Main Mute, para afinar silenciosamente. A saída de afinador permite que este esteja activo sem interromper o sinal.


The Bends Compressor – Controla picos de volume sem interferir no corpo sonoro. Os controlos Drive e Recovery permitem estabelecer a quantidade ideal de compressão e aumentar o sustain, enquanto o controlo Blend mistura o sinal original para manter o ataque natural de palhetada. O LED Amp Jewel altera a cor de branco para rosa, ao tocar, para mostrar quando e por quanto tempo o compressor actua no sinal.


Marine Layer Reverb – Congrega vários tipos de reverb, incluindo formas clássicas como Hall e Room, além de expressões modernas como Shimmer. O efeito decai naturalmente mesmo após o efeito ser desactivado, assegurando uma resposta suave e natural.


Mirror Image Delay – Efeito delay atmosférico, capaz de criar profundidade e slapback simples ou uma complexa paisagem sónica de repetições moduladas. Possui os modos Digital, Analoig e Tape – cada um com duas variações de voicing – e ainda a opção para acrescentar uma oitava pontuada.

Santa Ana Overdrive – Pedal de overdrive, com um espectro alargado, que utiliza tecnologia FET para transmitir a sensação de som valvulado.