As Tais Aulas Gratuitas da Fender. Afinal o que Fazer?

As Tais Aulas Gratuitas da Fender. Afinal o que Fazer?

Nero

Abundam na web notícias da oferta de aulas de guitarra gratuitas da Fender. No entanto, o serviço Fender Play e a sua respectiva app não estão disponíveis em Portugal. O que fazer?

A notícia de que a Fender está a oferecer subscrição gratuita para acederem a aulas do serviço “Fender Play” surgiu internacionalmente há cerca de duas semanas. Alguns meios de comunicação social portugueses fizeram eco dessa campanha, mas terão limitado o seu esforço noticioso a traduzir os textos dos meios de comunicação internacionais, criando informação incompleta.

A Fender está, de facto, a promover essa campanha, originalmente delimitando-a a 100 mil subscrições e tendo aumentado o número, devido ao sucesso da mesma.

No entanto, a campanha não está oficialmente aplicada em Portugal. Por um motivo muito simples, o serviço Fender Play não está disponível no nosso país. A app não está disponível e o site possuía bloqueio geográfico. Procurámos esclarecer esta questão com a própria Fender, através da sede no Reino Unido e com a página oficial da marca, em língua portuguesa, no Facebook. São, aliás, dois dos canais com os quais contactamos regularmente, de modo a obter notícias sobre produtos ou para pedir samples para testes.

Eis a resposta da equipa portuguesa: «Apesar de alguns utilizadores portugueses terem conseguido registar-se dentro do número limitado de 100 mil assinantes, através do site, acreditamos que isso terá sido fruto de algum bug. O serviço Fender Play não está disponível em Portugal, a app não existe ainda no nosso país. Temos trabalhado em traduções, mas de momento, não temos qualquer indicação de quando o Fender Play será uma realidade para Portugal».

O facto de a app não estar disponível no nosso país é facilmente verificado no website da Fender.

As boas notícias, são que a Fender optou por não solucionar o bug presente no site que permite o registo em Portugal (algo que também podia ser contornado com recurso a um VPN). Foi isso que nos disse, em consonância com a equipa portuguesa, a sede no UK: «There is a bug allowing users in Portugal to access Play through the 3 month free redeem flow. These people will be able use the website, but not the app».

A AS tentou e conseguiu fazer o registo no site e aceder aos conteúdos. Como é algo apenas “oficioso”, podem ter dificuldades em obter o código de registo e acesso gratuito. Nesse caso, devem verificar as definições do vosso browser, as permissões, etc. Se mesmo assim, não conseguirem, alguns utilizadores têm apresentado o mesmo problema em resposta ao tweet original desta campanha da Fender e essa equipa tem fornecido códigos.

Além disso, muitos dos conteúdos que a Fender coloca no serviço Fender Play, acabam disponíveis gratuitamente no YouTube (existam ou não campanhas de subscrição, coronavírus, quarentena, etc.), às quais podem aceder a qualquer altura.

Se desejarem obter mais informações, podem contactar o departamento de apoio aos utilizadores Fender Play, através deste formulário.