Fender, A Soberba Réplica da Strat de Mike McCready

Fender, A Soberba Réplica da Strat de Mike McCready

Redacção

A extraordinária e limitadíssima réplica da ’59 Stratocaster de Mike McCready (que se revelou um modelo de ’60). O instrumento Fender Custom Shop segue todas as especificações originais e reproduziu minociosamente o desgaste do modelo original do guitarrista dos Peal Jam.

Foi em Janeiro que a Fender revelou o lineup de instrumentos de assinatura para este ano, estreando colaborações com Ben Gibbard, Chrissie Hynde, Mike McCready, Joe Strummer, Dhani Harrison e Jason Isbell. A ’59 Strat de McCready é um sonho para fãs de instrumentos road worn.

Para desenvolver a sua sonoridade no álbum de estreia dos Pearl Jam, “Ten”, Mike McCready usou principalmente modelos Stratocaster, destacando-se a Sunburst de ’59, que tem acompanhado o guitarrista desde sempre. Durante muito tempo existiu o rumor de que a guitarra teria pertencido a Stevie Ray Vaughan e que McCready a havia comprado em leilão. Baseada nesse modelo, esta réplica da Fender tem um acabamento relic bastante extremo.

Pois bem, a guitarra é uma réplica perfeita da… Stratocaster de 1960 do guitarrista dos Pearl Jam. A revelação surgiu quando Vincent Van Trigt, Master Builder da Fender Custom Shop, desmontou a guitarra para a dissecar, de modo a planear a réplica.

Esta recriação Custom Shop contém todas as características originais do modelo de McCready. O acabamento, com todas as sovas que já levou perfeitamente replicadas, é um verniz Sunburst sobre um corpo de duas peças de alder, com o braço flat-sawn maple, com perfil 1960 Oval C, e escala em rosewood com 21 trastes.

Na electrónica sirge um conjunto de pickups bobinaos artesanalmente por Josefina Campos. Estão ligados a um alternador de cinco posições e aos controlos vintage da Stratocaster, com volume, tone e treble bleed. A ponte vibrato, de sincronização vintage, conta ainda com bloqueador Callaham.

De resto, a pestana é em osso e os afinadores também são vintage. A guitarra vem acompanhada de um luxuoso estojo rígido, correia, certificado de autenticidade e o ‘McCready Case Candy Kit’. Apenas foram construídas 60 réplicas para todo o mundo. Chegam ao mercado em Abril e se quiserem uma, em moeda europeia, preparem-se para rebentar €14,999. Mais detalhes em fender.com.

Enfrentamos tempos de incerteza e a imprensa não é excepção. Ainda mais a imprensa musical que, como tantos outros, vê o seu sector sofrer com a paralisação imposta pelas medidas de combate à pandemia. Uns são filhos e outros enteados. A AS não vai ter direito a um tostão dos infames 15 milhões de publicidade institucional. Também não nos sentimos confortáveis em pedir doações a quem nos lê. A forma de nos ajudarem é considerarem desbloquear os inibidores de publicidade no nosso website e, se gostam dos nossos conteúdos, comprarem um dos nossos exemplares impressos, através da nossa LOJA.

EGITANA