Flip, Nova App Para Produção Musical

Flip, Nova App Para Produção Musical

Redacção

A nova app Flip é um sampler de 9 canais, sequenciador e ferramenta de alta performance, criada por Andrew Huang. Promete ser uma aplicação rápida, divertida e útil para efeitos de produção musical.

Não satisfeito por ter mais de dois milhões de assinantes no YouTube, o entusiasta da tecnologia musical Andrew Huang decidiu desenvolver e lançar agora a Flip, a sua própria aplicação iOS. Criado juntamente com Oliver Greschke (Elastic Drums e Elastic FX) e Christian Blomert (TouchAble, Studiomux), o Flip é um sampler de 9 canais, sequenciador e ferramentas de alta performance.

A ideia é oferecer um fluxo de trabalho rápido e também bastante profundo numa aplicação que permita criar pistas do princípio ao fim. Cada faixa tem o seu próprio EQ e efeitos de áudio e existem 19 parâmetros automatizáveis, enquanto a edição pode ser feita num piano roll. Há também um modo de arranjo de canções, ferramentas de mistura e masterização, exportação de áudio e gravação ao vivo.

Há ainda uma página dedicada com efeitos ao vivo e ferramentas de remistura e podes gravar os teus próprios sons directamente na aplicação e editá-los. Também podes adquirir pacotes de samples adicionais e projectos Flip não só do próprio Andrew Huang, mas também de Rachel K Collier, Bad Snacks, Cuckoo, Chuck Sutton, Kilamanzego e Pusher.

Para Andrew Huang, no entanto, esta aplicação trata de encontrar os seus próprios sons e de fazer música com eles: «Muito do meu trabalho envolve fontes sonoras pouco ortodoxas, como artigos domésticos. Muitas vezes encontro-as espontaneamente e gostaria de trabalhar com elas nesse momento de inspiração. Comecei a sonhar acordado com o fluxo de trabalho ideal para esse processo».

Sobre o que torna a Flip diferente, Huang diz que, ao experimentar muitas aplicações de produção musical, descobriu que «tendem a ser ou divertidas mas simples ferramentas que têm casos de utilização muito específicos, ou complicadas e pesadas, cujo design tenta enfiar um fluxo de trabalho baseado no ambiente de trabalho num telefone. Com o Flip propusemo-nos criar algo profundo e poderoso que continuaria a ser rápido e divertido de usar, e que tornaria o fluxo de produção baseado em samples que tornou mais acessível a qualquer criador com um dispositivo iOS».

O Flip está disponível na Apple App Store. Assiste ao tutorial, no vídeo em baixo.

Enfrentamos tempos de incerteza e a imprensa não é excepção. Ainda mais a imprensa musical que, como tantos outros, vê o seu sector sofrer com a paralisação imposta pelas medidas de combate à pandemia. Uns são filhos e outros enteados. A AS não vai ter direito a um tostão dos infames 15 milhões de publicidade institucional. Também não nos sentimos confortáveis em pedir doações a quem nos lê. A forma de nos ajudarem é considerarem desbloquear os inibidores de publicidade no nosso website e, se gostam dos nossos conteúdos, comprarem um dos nossos exemplares impressos, através da nossa LOJA.

EGITANA