NAMM 2019: Gibson, Chris Cornell Tribute ES-335

NAMM 2019: Gibson, Chris Cornell Tribute ES-335

Nero

A Gibson vai estrear, em edição limitada, uma nova guitarra de assinatura de Chris Cornell inspirada na ES-335 de 2013 do músico.

Continuam a surgir vários modelos de assinatura como a grande referência de várias marcas para 2019. Relembramos a Fender e a Jimmy Page Telecaster, a Supro e David Bowie, a Gibson e BB King e até a Godin e Daryl Stuermer.

Nesse sentido, a Gibson anunciou o lançamento de uma guitarra de edição limitada com a assinatura do famigerado frontman dos Soundgarden, a Chris Cornell Tribute ES-335. O novo modelo é uma espécie de reedição da guitarra com que a Gibson homenageou o músico em 2013, desta vez com a assinatura de Cornell na cabeça. De resto, as especificações são similares ao modelo original, com humbuckers Lollartron “envelhecidos”, Top Hat knobs e o acabamento Olive Drab Satin.

«Chris Cornell não foi somente um dos mais icónicos compositores de sempre; foi um inovador que deixou um legado que transcende gerações e géneros musicais. É uma honra para nós lançar esta ES-335 de tributo à sua memória. É uma guitarra pela qual o Chris se apaixonou e que se tornou parte da sua expressão criativa. O Chris era um artista especial e é nossa esperança que esta guitarra inspire fãs a encontrar o seu próprio som e a sua própria inspiração, tal como o Chris fez», refere em comunicado Cesar Gueikian, Chief Merchant Officer na Gibson.

A guitarra será oficialmente revelada esta noite (16.01.1029) no concerto em tributo a Chris Cornell, “I Am The Highway: A Tribute To Chris Cornell”, que conta com a participação de membros dos Soundgarden, Temple Of The Dog e AudioSlave, além de actuações dos Foo Fighters, Metallica e Ryan Adams. O evento terá lugar no The Forum, em Los Angeles, e os lucros irão ser remetidos para a The Chris and Vicky Cornell Foundation e The Epidermolysis Bullosa Medical Research Foundation.

Apenas serão produzidas 250 Chris Cornell Tribute ES-335 e a Gibson irá doar duas delas no concerto para aumentar as receitas para ambas as fundações. Em 2016, os Soundgarden foram alvo de tributo para as Duesenberg Guitars, através do espetacular modelo “Black Hole Sun”.