Gibson lança novo sistema de afinação automática para guitarras eléctricas

Timóteo Azevedo

A Gibson lançou um novo sistema de afinação automática para as suas guitarras. Ao contrário do sistema encontrado nos modelos Robot Guitar, o novo Min-ETune pode ser instalado em qualquer guitarra eléctrica da marca.

O Min-ETune é instalado nas costas da cabeça, no espaço entre as cravelhas. O sistema é alimentado por uma bateria, e não necessita da criação de um circuito adicional para o seu funcionamento. A fixação à guitarra também não necessita de parafusos, o afinador é fixado por encaixe com as cravelhas. As cravelhas são seguradas pelas porcas na parte frontal da cabeça, fixando todo o sistema no instrumento. As cravelhas também apresentam um sistema que tranca as cordas, para evitar que estas se soltem durante o processo de afinação. O afinador capta a vibração do instrumento através de um piezo isolado, eliminando interferências provenientes do exterior.

Após a selecção da afinação desejada, basta fazer soar todas as cordas de uma vez. O Min-ETune move automaticamente as cravelhas de maneira a ajustar a tensão das cordas. O processo demora entre 3 e 5 segundos. Também é possível afinar uma corda de cada vez. O sistema continua a permitir a afinação manual, e o Min-ETune proporciona 12 afinações pré-definidas e possibilita a programação de mais seis afinações customizadas. As afinações estão distribuídas por três bancos, apresentando as afinações pré-definidas Standard, DADGAD, Low D, Drop D, Eb e Drop D duplo no banco vermelho; e Open E, Open A, Open D, Open G, Dobro, e EADGCF no banco verde. O banco azul é reservado para as afinações programadas pelo utilizador.

A bateria é recarregável, com a Gibson a prever que um carregamento completo tenha energia suficiente para entre 80 a 100 afinações. Todo o sistema fica oculto por detrás da cabeça do instrumento, sendo quase invisível quando a guitarra é vista de frente.