Gibson Midtown Standard Bass

Timóteo Azevedo

A Gibson lançou um novo modelo de baixo acústico, inspirado no histórico modelo de guitarra ES-335. O novo Gibson Midtown Standard Bass apresenta também uma nova abordagem na construção do corpo, à qual junta uma mistura de pickups para oferecer várias possibilidades tímbricas.

Ao contrário de outros modelos, que usam madeira laminada na construção do corpo, o Midtown Standard Bass começa com um corpo sólido em mogno. O mogno é então esculpido de maneira a abrir as câmaras de ressonância, deixando um bloco sólido no centro que vai albergar os pickups e a ponte. O facto de a base do corpo ser feita a partir de um único bloco de madeira também significa que as ilhargas e rebordos são mais sólidos do que noutras abordagens de construção. O corpo é coberto por um tampo em maple, de grau A nos acabamentos transparentes Cherry e Vintage Sunburst e de grau C nos acabamentos opacos Ebony e Pelham Blue. As bocas acústicas em “f” providenciam o timbre acústico do instrumento.

Ao corpo é unido um braço em mogno, também de uma só peça. A madeira é esculpida com um perfil arredondado para permitir uma execução confortável. No braço encontramos uma escala em maple torrado, cuja cor faz lembrar o pau-rosa [rosewood]. Este escurecimento é conseguindo fazendo o que sugere o nome, torrando o maple a 200° Celsius. O processo retira a maioria da humidade da madeira, que é reposta com vapor sob pressão. A escolha deste processo deve-se aos problemas legais da Gibson com o Governo Federal dos Estados Unidos, que resultou na apreensão de stocks de pau-rosa e em restrições à importação de mais madeira. A escala orlada apresenta 34″ de comprimento, com um raio simples de 12″, 20 trastes médios e encabeçada por uma pestana de Corian, esculpida segundo o PLEK System da Gibson.

Na secção electrónica encontramos dois tipos diferentes de pickups, que não só diferem no modelo como no material produtor do campo magnético. Na posição de ponte, um humbucker TB Mini com ímanes de Alnico II oferece um timbre mais vigoroso e firme. Na posição de braço, um humbucker TB Plus feito de material cerâmico oferece tons com mais corpo, calor e claridade. Ambos os captadores apresentam um estilo vintage, e podem ser escolhidos por um selector de três posições (braço, braço-ponte, ponte). Também fazem parte do circuito um potenciómetro geral para o volume e outro para o tom.

Fazem parte das ferragens cromadas a ponte de três pontos de apoio com intonação ajustável, modelo da Gibson, e as cravelhas Grover Bass com chaves Shamrock Keys, que ajudam a reforçar o aspecto vintage do instrumento. Cada Midtown Standard Bass traz incluído um estojo rígido com exterior preto e interior branco, assim como literatura sobre ajustamentos possíveis e documentação sobre a garantia.

EGITANA