Gibson, Tom Petty SJ-200 Wildflower

Gibson, Tom Petty SJ-200 Wildflower

Redacção
Gibson

A Gibson revelou a Special Limited-Edition Original SJ-200, guitarra que presta homenagem a Tom Petty e ao seu aclamado álbum “Wildflowers”.

O press release que recebemos da Gibson é revelador do enorme orgulho da marca em se ter associado à família de Tom Petty repara criar a sua estimada guitarra acústica SJ-200 Wildflower. A SJ, sigla para corpo Super Jumbo, foi concebida pela primeira vez em 1937 para oferecer amplo volume mesmo com toque natural.

A nova Tom Petty SJ-200 Wildflower é inspirada pela Gibson feita para Tom por volta de 1996, altura em que o icónico músico entrava num período prolífico de composição e gravação que culminaria no seu álbum “Wildflowers”.

«É tão incrível tornar a ver o design SJ-200 com que o nosso pai trabalhou há tanto tempo, recuperado num trabalho apaixonado de Alan Weidel, o seu técnico de guitarra de longa-data, e dos artesãos da Gibson. Houve muito esforço para que esta guitarra esteja à altura dos padrões musicais do Tom e das especificações que ele queria para um instrumento de elite. Alan Weidel submeteu este instrumento a toda a minúcia que submeteu todas as guitarras de assinatura Tom Petty. O Tom tocou com a SJ-200 enquanto escrevia e gravava Wildflowers e para nós é uma honra e um privilégio ter Gibson a lançar este instrumento para celebrar a sua obra-prima musical. Dessa forma, outros podem fazer aquilo a que o meu pai chamou “grande ruído”, uma referência àquele som acústico deslumbrante, grande, da SJ-200 que ele adorava. (…) É uma bela homenagem a ele», refere Adria Petty, filha do músico.

Rara e coleccionável, esta primeira fornada da Tom Petty SJ-200 Wildflower possui a ornamentação detalhada SJ-200 e a beleza esperada das acústicas Gibson. Está equipada com um tampo de Sitka Spruce (abeto) AAA, um deslumbrante corpo em quilted maple (ácer) figurado, braço em flamed maple e afinadores Grover Imperial dourados. Debaixo das saddles surge um pickup LR Baggs VTC. Os controlos do PU, de volume e tone, surgem instalados discretamente no buraco de ressonância.

Há apontamentos de impacto visual como o logo “Wildflower” em madrepérola na cabeça da guitarra e o decalque do verso “You Belong Among the Wildflowers” na face posterior da cabeça, além da assinatura de Tom Petty que surge no pickguard.

Apenas 100 destas guitarras SJ-200 Wildflower estarão disponíveis e são acompanhadas de estojo rígido personalizado, com referência ao álbum “Wildflowers” também. Inevitavelmente, o seu preço ultrapassa os dez mil paus. Podem descobrir mais info e specs na Gibson.

Tanto a solo, como com a sua banda The Heartbreakers, Tom Petty criou alguns dos maiores do nosso tempo. Lançado no final de 2020, o projecto final de Tom Petty, o há muito esperado “Wildflowers & All The Rest”, apresenta as 25 canções das sessões Wildflowers tal como foram originalmente imaginadas por Tom. Produzido por Tom, Rick Rubin e Mike Campbell, “Wildflowers & All The Rest” é um olhar completo sobre um dos álbuns mais singulares e amados da música rock, permitindo aos fãs verem todo o processo de gravação desde as demos, ao estúdio, ao palco, e muito mais. Podes ouvi-lo aqui.

Enfrentamos tempos de incerteza e a imprensa não é excepção. Ainda mais a imprensa musical que, como tantos outros, vê o seu sector sofrer com a paralisação imposta pelas medidas de combate à pandemia. Uns são filhos e outros enteados. A AS não vai ter direito a um tostão dos infames 15 milhões de publicidade institucional. Também não nos sentimos confortáveis em pedir doações a quem nos lê. A forma de nos ajudarem é considerarem desbloquear os inibidores de publicidade no nosso website e, se gostam dos nossos conteúdos, comprarem um dos nossos exemplares impressos, através da nossa LOJA.

EGITANA