Gibson USA Exclusives Collection 2021

Gibson USA Exclusives Collection 2021

Nero

A Gibson criou acabamentos exclusivos e em edição limitada para os seus modelos mais tradicionais, a Les Paul, SG, ES-335 e Flying V. Os specs seguem as configurações do catálogo de 2021. Eis a Exclusives Collection.

Nos últimos tempos, a marca tem estado com o foco apontado a modelos de assinatura, casos das recentes guitarras de Frampton, Slim Harpo ou de Tom Petty. Com a confirmação de que a Summer NAMM 2021 vai mesmo realizar-se com a presença de público, começam a surgir mais novidades.

Nesse sentido, a Gibson revelou a nova gama Exclusives Collection, um conjunto de edições especiais das suas guitarras no catálogo de 2021 com acabamentos Olive Drab ou Ebony. No resto, as especificações mantém-se basicamente inalteradas. Vamos olhar cada um dos modelos.

Olive Drab Les Paul Special & Classic | Disponível em gloss nitrocelular e com o acabamento Olive Drab surgem estas duas Les Paul, a Special e a Classic. O modelo Special está equipado com um par de P90s, com os tradicionais controlos de volume e tone. A ponte tem tailpiece wraparound compoensada. O corpo e braço são em mogno, a escala de rosewood indiano possui 24.75”. A Les Paul Classic surge com dois humbuckers Zebra BustBucker, com as bobinas expostas. Além dos controlos tradicionais, cada um dos potenciómetros é controlo push-pull para permitir coil tapping, phase switching ou bypassing puro. O corpo em mogno possui câmaras de ressonância, para aliviar o peso, e tampo em maple. Depouis, o braço em mogno partilhas as especificações de escala do modelo Special.

Ebony Les Paul Standard 50s & Les Paul Standard 60s | A principal diferença entre estes dois modelos bem vintage é o perfil do braço: um perfil 50s no modelo evocativo dessa década e um mais delgado perfil ‘SlimTaper’ na Les Paul Standard 60s. Esta também está equipada com os pickups Burstbucker 1 e 2 (braço e ponte, respectivamente), enquanto a 50s tem um BurstBucker 61R (braço) e BurstBucker 61T (ponte). Ambas as guitarras possuem corpo sólido em mogno, a mesma madeira do braço cuja escala é rosewood indiano e possui a normal extensão de 24.75”.

Ebony SG Standard ‘61 | Esta SG apresenta um conjunto de especificações revivalistas, que incluem o braço em mogno em vez de maple e os entalhes trapezóuides na escala. Na electrónica há um par de humbuckers Burstbucker, com os controlos tradicionais. No hardware inclui-se uma ponte em alumínio ABR-1 tune-o-matic e tailpiece stop-bar.

Ebony ES-335 P90 | Equipada com um par de P90s, com revestimento branco a contrastar com o acabamento do corpo, que é uma construção de três folhas maple/poplar/maple com braço em mogno e escala de 12” em rosewood indiano. No hardware inclui-se uma ponte em alumínio ABR-1 tune-o-matic e tailpiece stop-bar.

Ebony 70s Flying V | Presente no catálogo de 2021, esta guitarra foi apresentada na NAMM 2020 e combina uma série de especificações e mods bastante populares aos modelos Flying V dos anos 70. Desde logo, os pickups possuem aros mais amplos, instalados num também maior pickguard (quase full-body), e os humbuckers estão expostos, sem capa. Esta versão Ebony também abdica do pickguard branco, para condizer com o acabamento do corpo.

Mais detalhes e preços em gibson.com.

EGITANA