Gibson USA Grabber ’70s Tribute Bass

Gibson USA Grabber ’70s Tribute Bass

Timóteo Azevedo

A Gibson Guitars lançou a terceira geração do Grabber Bass, originalmente produzido entre 1973 e 1975. O novo Gibson USA Grabber ’70s Tribute Bass procura reunir as melhores características dos baixos originais, oferecendo ao mesmo tempo uma melhoria na qualidade de construção e na versatilidade tímbrica do instrumento.

O Gibson USA Grabber ’70s Tribute Bass apresenta uma divergência das madeiras tradicionalmente utilizadas pela Gibson nos seus instrumentos. O corpo é esculpido de maple, categoria A para o acabamento transparente e categoria C para o acabamento opaco, com um formato de cutaway duplo. Ao corpo está unido um braço também em maple (categoria A) através de uma junção feita por colagem. Esta junção permite uma melhor transmissão das vibrações em toda a extensão do instrumento. O braço apresenta um perfil esguio para permitir uma execução fácil e rápida, onde encontramos uma escala também de maple. Aqui, a madeira foi escurecida de forma a apresentar uma cor castanha relativamente escura, reminiscente do pau-rosa [rosewood]. A escala tem 34″ de comprimento, onde encontramos um raio simples de 12″ e 20 trastes. A pestana é feita de Corian, e segue o PLEK System da Gibson. A cabeça apresenta o formato em seta semelhante ao original, inspirado nos modelos de guitarra Flying V da marca.

 O baixo apresenta uma secção electrónica com 3 novos pickups desenvolvidos pela Gibson USA. Os novos single-coils G3 Bass são fabricados com ímans Alnico V, e o pickup médio apresenta uma polaridade e bobinagem invertidas para prevenir o aparecimento de ruídos em qualquer umas das três combinações disponíveis. As três combinações que o selector permite são o funcionamento simultâneo do pickup de braço e médio, que oferece um timbre rico e encorpado; os três single-coils em simultâneo, com um tom mais arredondado e funky; e o pickup médio em simultâneo com o de ponte, para um som mais pungente. O instrumento apresenta ainda um controlo geral de volume e outro de tom.

As ferragens do Gibson USA Grabber ’70s Tribute Bass apresentam um acabamento cromado, estando equipado com uma ponte ajustável de três pontos de apoio e cravelhas Grover Bass, com chaves Shamrock.

O Gibson USA Grabber ’70s Tribute Bass está disponível nos acabamentos Satin Honeyburst (ilustrado acima) e Ebony, selado por um lacado nitroceluloso e protegido por um pickguard preto. Cada instrumento inclui um estojo almofadado com o logótipo da Gibson, literatura sobre ajustes possíveis de fazer ao baixo e documentação sobre a garantia.

EGITANA