Gibson USA Les Paul Tradicional 12-string

Timóteo Azevedo

A Gibson lançou um novo modelo de guitarra eléctrica que combina a experiência da marca no fabrico de instrumentos de 12 cordas com o desenho tradicional de um modelo icónico. A nova Gibson USA Les Paul Tradicional 12-strings junta o brilho das 12 cordas com o timbre da Les Paul Tradicional, cujo modelo sofreu algumas pequenas alterações para acomodar o dobro das cordas.

O corpo apresenta as típicas madeiras da Les Paul Tradicional, mogno e maple. O corpo sólido em mogno apresenta cavidades esculpidas de forma a reduzir o peso geral do instrumento sem comprometer o timbre. Ao corpo está colado um tampo em maple, onde a madeira escolhida para o acabamento Heritage Cherry Sunburst é de Grau-A.

Ao corpo está colado um braço também de maple, esculpido no perfil fino dos anos de 1960. No braço encontramos uma escala em pau-rosa [rosewood] com 24,75″ de comprimento, 22 trastes de tamanho jumbo médio, raio simples de 12″ e orlado creme. A pestana em Corian foi adaptada para acomodar mais 6 cordas sem prejudicar a execução, mas ainda segue o sistema PLEK System da Gibson. A cabeça retém o mesmo estilo da Les Paul, onde encontramos a tradicional cobertura do truss rod em forma de sino com inlay da palavra “Tradicional”, e a incrustação em madrepérola do nome da marca e “Les Paul Model” a dourado.

A transdução electromagnética da vibração das cordas é feita por dois humbuckers, ’57 Classic na posição de braço e ’57 Classic Plus na posição de ponte. Ambos os pickups foram baseados nos lendários humbuckers PAF da Gibson, com ímans de Alnico 2 e bobina com fio de calibre 42 AWG. O ’57 Classic Plus apresenta mais voltas na bobinagem do pickup, de forma a providenciar um pouco mais de sujidade se desejado. O sinal pode ainda ser moldado através de potenciómetros individuais de volume e tom para cada um dos humbuckers, que podem ser escolhidos através de um selector de três posições (braço, braço-ponte, ponte).

A vibração das cordas é transmitida ao corpo através de uma ponte Tune-o-matic que foi modificada para 12 cordas, assim como o respectivo estandarte. A ponte tem um acabamento cromado, o mesmo das coberturas dos pickups e das 12 cravelhas Mini Grover na cabeça.

A Gibson USA Les Paul Tradicional 12-strings está disponível nos acabamentos Heritage Cherry Sunburst, Goldtop e Ebony Black, selados por um lacado nitroceluloso. Cada instrumento inclui um estojo rígido de exterior preto e interior acolchoado, assim como literatura sobre ajustes possíveis de fazer ao instrumento e documentação sobre a garantia.

EGITANA

fender