Gibson USA, Line-Up 2016

Gibson USA, Line-Up 2016

Nero

A Gibson já apresentou o seu line-up para 2016 e promete agradar a coleccionadores e newbies, maníacos vintage e adeptos de evolução.

Há que saudar a humildade da marca, desde logo. A Gibson deu ouvidos às queixas dos músicos contra o sistema de afinação G-Force e, para não ficar mal na fotografia, arranjou um compromisso. São mantidos os modelos com as mudanças do ano passado, chamados os “High Performance” e regressam os specs tradicionais, chamados “Traditional”. Ou seja, se foram dos que não gostaram que a marca mexesse na dimensão (mais especificamente na largura) dos braços e impusesse o sistema robotizado de afinação vão ficar felizes. Nos modelos Traditional regressa também o nut em TekToid, etc.

Como esperado, as Les Paul e SG dominam o catálogo, mas o designs exóticos estão de regresso com os modelos Traditional Explorer, Flying V e Firebird. A net tem destacado, entre os modelos mais acessíveis economicamente, a versão 2016 Les Paul Studio T, disponível em vários acabamentos clássicos e com os pickups inspirados nos PAF, e também a leveza e som compacto da 2016 SG Standard T.

Eis os modelos Traditional:

E os modelos High Performance:

Mais acabamentos (e são muitos mesmo) e specs específicos de cada modelo no site oficial.