A Rara Hagstrom Deluxe de Cobain

A Rara Hagstrom Deluxe de Cobain

Nero

A Hagstrom Deluxe que, em tempos, foi uma das guitarras de Kurt Cobain está ao alcance dos fãs e coleccionadores, em leilão no eBay.

A guitarra eléctrica, um modelo solidbody, possui um acabamento Blue Sparkle e está à venda através da Black Book Guitars, loja especializada em guitarras vintage, em Portland, Oregon. De acordo com a informação fornecida pela Black Book, Cobain usou esta guitarra no início dos anos 90. Após a sua morte, em 1994, a sua viúva, Courtney Love, deu a guitarra a um dos amigos próximos de Kurt – o amigo é mantido anónimo, apenas com a indicação de ter tocado numa das mais «proeminentes bandas do Noroeste» norte-americano.

Cobain-Hagstrom-full-body

A guitarra foi raramente tocada, até chegar à possa da Black Book Guitars. O perito em guitarras vintage, George Gruhn, confirmou que este é um modelo Hagstrom Deluxe autêntico: «A guitarra descrita, em nossa opinião, é uma Hagstrom Deluxe Model 90 P-46, modelo que foi construído no período de tempo entre 1958 e 1960». A autenticidade do instrumento é garantida também por Earnie Bailey, o técnico de guitarras dos Nirvana, que comprou a guitarra a Cobain no final de 1992: «Inspeccionei esta Hagstrom vintage e posso confirmar ser a que comprei e mudei a orientação para canhoto, para Kurt Cobain». O luthier surge no vídeo (em baixo) a dar mais detalhes sobre a guitarra.

A Hagstrom foi fundada na Suécia em 1925, tendo começado a produzir guitarras eléctricas no final dos anos 50, como reflexo da popularidade emergente do rock ‘n’ roll. A empresa encerrou a produção em 1983, tendo regressado à actividade em 2004. A Hagstrom Deluxe possui o mesmo acabamento dos instrumentos originais da marca, os acordeões. O leilão para a guitarra de Cobain encerra no dia 26 de Fevereiro – a Black Book Guitars irá doar 10% do valor do leilão à Transition Projects. Para visitar o leilão, sigam o link eBay.

EGITANA