iKaossilator, App Gratuita até 20 de Março

iKaossilator, App Gratuita até 20 de Março

Redacção

Com o intuito de ajudar a distrair a mente de quem está de quarentena ou isolamento voluntário por causa do Coronavírus, a Korg disponibilizou a iKaossilator, de forma gratuita, até 20 de Março.

O legado do KAOSS Pad começou em 1999. Controlo em tempo real, através de um pad X-Y sensível ao toque, sobre 60 programas de efeitos digitais. Logo em 2002 surgiria o KP-2, com o acréscimo de sintetização e mais efeitos, funcionalidade de definição de BPM e capacidade de gravação. Em 2006 o KP-3 não trouxe grandes novidades, mas incluía um “pintarolas” ecrã de controlos luminoso!

No ano seguinte o “caos” alastraria por toda a parte, com o portátil miniKP. A celebrar uma década da unidade, a Korg lançou o Kaoss Pad Quad, unidade capaz de processar 4 efeitos diferentes em simultâneo através do velho sistema de controlo X-Y. A família KAOSS foi recebendo actualizações de “rotina” [inclusive modelos de mistura para DJs] até surgir, em 2008, o tremendo KAOSSILATOR!

Era a fusão do mundo de controlos pad do KAOSS com o da credibilidade de sintetização da Korg, como resultado surgia como que um novo “instrumento”, capaz de ser dominado por qualquer utilizador, músico ou não. O ano passado a segunda versão deste modelo deu-lhe suporte microSD, mais sons e capacidade de gravar dois loops em simultâneo.

Baseado no iKaossilator, disponível para dispositivos iOS desde 2011, este sintetizador dinâmico permite criar música ao mover os dedos no ecrã do aparelho. Através do interface XY, os movimentos horizontais controlam o pitch e os movimentos verticais ajustam o som. Estão incluidos 150 sons, electrónicos e acústicos, para uma ampla variedade de estilos. Para maior controlo musical, pode escolher-se uma de 35 escalas disponíveis e definir a tónica.

O sequenciador de loop permite criar camadas sonoras com um máximo de cinco vozes (bateria, baixo, acordes, solo e efeitos, por exemplo). Para desenvolver fills ou breaks e ritmos mais complexos, existe a função Flex Play. A app permite importar loops áudio para partes específicas da sequenciação, além de permitir também a exportação das faixas em ficheiro áudio.

iKaossilator é a versão portátil da famosa linha Kaoss, da Korg. Por tempo limitado, até 20 de Março poderás usar a iKaossilator, que te permite criar música, usando, movendo e deslizando apenas um dedo. Esta app pode ser usada mesmo para quem não tem qualquer conhecimento musical.

Para download, aqui. Já agora, a Moog teve uma iniciativa em tudo similar, com a app do Minimoog Model D.