“Introdução à Engenheria de Som” com edição actualizada

“Introdução à Engenheria de Som” com edição actualizada

Timóteo Azevedo

A FCA – Editora de Informática anunciou o lançamento da sexta actualização do livro técnico "Introdução à Engenharia de Som", da autoria de Nuno Fonseca. Sem entrar em grandes formalismos matemáticos, o autor explora a realidade do som ao longo de 272 páginas.

Entre os temas abordados encontramos o som enquanto elemento físico, a psicoacústica, microfones, colunas, amplificadores, cablagem, mesas de mistura, processadores de efeitos, áudio digital, os vários suportes de gravação e distribuição (CD, DAT, MiniDisc, DVD, SACD, DVD-Audio e Blu-Ray), a espacialização e o surround, MIDI, hardware e software de áudio, captação de som (mono, estéreo e surround), gravação, edição, mistura, masterização e a acústica de salas, entre outros assuntos.

Para além da formação teórica, o livro também oferece algumas sugestões e exemplos práticos, a que junta material complementar que pode ser descarregado do site dedicado à publicação. "Introdução à Engenharia de Som" destina-se tanto a técnicos de som e outros profissionais da rádio e televisão como simples estudantes da área, músicos amadores e profissionais ou simples audiófilos.

"Introdução à Engenharia de Som" está à venda nas livrarias e disponível para encomenda online através do site da FCA, e tem um preço de venda ao público de 27,70€ (IVA incluído).

Nuno Fonseca é doutorado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pelo Instituto Técnico Superior de Lisboa, e actualmente é professor na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria. Para além de ser autor de trabalhos apresentados em conferências internacionais de áudio e membro do Technical Committee on Network Audio Systems da Audio Engineering Society, também foi criador de diversas soluções text-to-sing distribuídas pela Eastwest [EUA] e usadas na composição de bandas sonoras de filmes e séries norte-americanas.

EGITANA

fender