Jack White Low Rider Telecaster

Jack White Low Rider Telecaster

Nero

Jack White revela todas as modificações que pediu a Chip Ellis, master Builder na Fender Custom Shop, que aplicasse numa Telecaster B-Bender que usa nos Raconteurs.

Em entrevista com a Arte Sonora, Brendan Benson diz que já perdeu o fio à meada das guitarras do seu colega, Jack White. E, de facto, são umas quantas. Impossibilitado de conversar connosco, à última hora, o músico partilhou uma lista do seu equipamento, desde logo das muitas guitarras, muitas delas com especificações personalizadas. Podem adquirir a revista com essa entrevista exclusiva para Portugal na nossa Loja.

Eis os modelos: Gibson Les Paul Fort Knox, Gibson Flying V Fort Knox e Gibson Jeff “Skunk” Baxter Fort Knox Firebird, cada uma delas com braços em maple; depois, a Fender B-Bender Telecaster Custom (com Hipshot B-, G- e E-Benders) e a 1982 Fender Telecaster Custom (com Hipshot B-Bender); as Gretsch, nos modelos Randy Parsons/Triple Jet III, Custom Duo Jet e Rancher “Claudette” (a acústica custom); a Gibson Army Navy Special (uma acústica da época da Primeira Grande Guerra) e, finalmente a Fender Acoustasonic.

Há ainda a Low Rider Telecaster. A guitarra era, incialmente, um modelo B-Bender Nashville Telecaster e foi um presente para o prolífico músico. Jack White começou a projectar as alterações que gostaria de aplicar e encomendou o trabalho a um dos master builders da Fender, Chip Ellis. Num vídeo partilhado no Facebook oficial dos Raconteurs, é o próprio Jack White que explica os mods desta guitarra, em duas fases distintas.

Na primeira, a guitarra mantém o sistema B-Bender. Nos pickups estão um single-coil Lace Sensor (ponte), um P-90 (meio) e um humbucker de uma Tele Thinline (braço). O comutador de PUs apenas activa um de cada vez, não soma o som de nenhum. Entre os botões de Volume e Tone está um killswitch. A ponte é um sistema da Hipshot com E-Bender, G-Bender e ainda sistema Drop-D.

Depois de alguns meses, foi removido o E-Bender da ponte. O killswitch mudou de posição. O revestimento do harware foi alterado para branco, condizendo com o pickguard original, que tornou a ser montado na guitarra.