Jackson Guitars, Os Novos Baixos Spectra

Jackson Guitars, Os Novos Baixos Spectra

Redacção

A Jackson Guitars expandiu a sua linha de baixos com o novíssimo PRO SERIES SPECTRA BASS, o redesenhado X SERIES CONCERT BASS CBXNT DX IV e novos X SERIES SPECTRA BASS.

Os modelos JACKSON PRO SERIES SPECTRA BASS de 4 e 5 cordas são instrumentos pensados para mais do que um corte ou outro acima dos modelos de gamas mais baixas, concebido para músicos profissionais. A mais fina estirpe em estilo, som, conforto e resposta.

O corpo offset Spectra foi concebido de forma inovadora, apresentando um “corno” superior maior, que distribui uniformemente o peso por todo o instrumento, para um equilíbrio perfeito e conforto de execução. O braço through-body de cinco peças ácer/walnut/maple/walnut/maple, com reforço de grafite, assegura estabilidade máxima e sustain formidável, enquanto que o contorno e o raio composto de 12″-16″, na escala jatoba de 24 trastes, apontam à velocidade.

São maquinões de low-end, mas proporcionam um espectro sonoro completo. Com ímanes alnico V, os pickups soapbar Nordstrand proporcionam um som pulverizador com características mais brilhantes, limpas e perfuradoras. A amplitude de controlo sónico deriva de um EQ activo de três bandas, o switch de duas posições para fazer bypass ou ligar o circuito activo do EQ, controlo blend e controlo volume. Este switch elimina o risco de perda de som devido a pilha descarregada ao contornar o circuito activo e facilitar a recuperação do som sem o uso de energia da pilha.

Um switch adicional de três vias activa uma gama de frequências médias específicas para um controlo ainda mais preciso. Todos os modelos Pro Spectra Bass também apresentam uma ponte fixa Jackson Single-String que melhora o ataque individual das notas e o seu sustain.

O PRO SERIES PRO SPECTRA BASS SBP IV (4 cordas, escala 34″) apresenta um corpo multi-laminado poplar burl/walnut/maple/walnut/mahogany envolto em sofisticados acabamentos Caribbean Blue ou Transparent Black Burst. O modelo SBP V (5 cordas) respeita as mesmas especificações de corpo, surgindo no acabamento Transparent Cherry Burst. Já o modelo SBA V surge em Blue Burst. Estes modelos de 5 cordas apresentam um comprimento de escala de 35″.

A Jackson também estreou os X SERIE SPECTRA BASS SBXQ IV e V em Amber Blue Burst e Transparent Black Burst, respectivamente; o X SERIE SPECTRA BASS SBXP IV e V em Desert Sand e Transparent Purple Burst. Os modelos possuem corpo em com o heekl superior maior para distribuir uniformemente o peso por todo o instrumento. Os SBXQ IV e SBXQ V possuem tampo quilt maple, enquanto o SBXP IV e o SBXP V possuem tampo poplar burl.

Os braços são through-body com reforço de grafite e scarf joint, oferecendo enorme sustain. Escala em louro de raio composto 12″-16″ com 24 trastes. Os pickups passivos de output médio oferecem uma fundação sónica dinâmica com ataque, potência e articulação. Estes modelos X Series Spectra Bass também possuem switch de duas vias para dividir as bobinas aos pickups, EQ activo de 3 bandas, controlo de mistura e controlo de volume com selector push/pull para contornar ou ligar o circuito activo do EQ. A ponte fixa é HiMass, para maior sustentação das notas e melhor ataque.

Os baixos JACKSON X SERIES CONCERT BASS CBXNT DX IV são bastante versáteis, concebidos para um só propósito – invocar o trovão! Electrónica melhorada, estilo clássico brutal e resposta rápida e eficiente fazem desta entrada para o alinhamento uma força a ter em conta. Este modelos de escala de 34″ emparelha um corpo poplar com um design neck-through-body (braço reforçado com grafite) que gera uma sustain formidável, enquanto os contornos do braço de maple e a escala em louro de raio composto 12″-16″ com 24 trastes trazem a promessa da velocidade do relâmpago.

O coração desta besta de quatro cordas é um pickup tipo Jazz Bass na ponte e um tipo Precision no braço, ambos da Jackson e ligado a um circuito EQ activo de 3 bandas. Uma novíssima ponte cromada fixa e string-through-body, a Jackson Bass Bacher IV, aumenta o ataque e a sustentação das notas sem alterar o seu som cuidadosamente trabalhado, enquanto os afinadores die-cast “selados” trancam a afinação contra todos os abusos.

O X SERIES CONCERT BASS CBXNT DX IV eleva a fasquia do estilo com os novos acabamentos Absynthe Frost, Gloss Black ou Rocket Red. Mais info e specs de todos os modelos em www.jacksonguitars.com.

Enfrentamos tempos de incerteza e a imprensa não é excepção. Ainda mais a imprensa musical que, como tantos outros, vê o seu sector sofrer com a paralisação imposta pelas medidas de combate à pandemia. Uns são filhos e outros enteados. A AS não vai ter direito a um tostão dos infames 15 milhões de publicidade institucional. Também não nos sentimos confortáveis em pedir doações a quem nos lê. A forma de nos ajudarem é considerarem desbloquear os inibidores de publicidade no nosso website e, se gostam dos nossos conteúdos, comprarem um dos nossos exemplares impressos, através da nossa LOJA.
EGITANA