Jackson Pro Series

Timóteo Azevedo

A Jackson anunciou o lançamento de 8 novos modelos da sua linha Pro Series. Os novos instrumentos retêm a tradição da marca em satisfazer as necessidades dos músicos de sonoridades mais pesadas, com braços esguios de raio composto, pontes de trémulo flutuante Floyd Rose e humbuckers de ganho elevado da Seymour Duncan e da EMG.

SL2 Pro Series Soloist

O corpo da SL2 Pro Series Soloist é esculpido de amieiro [alder], qual está ligado um braço through-body de três peças em maple, reforçado com grafite. O acabamento a óleo do braço é aplicado manualmente, deixando uma superfície lisa que permite movimentos rápidos. A escala é ébano com 25,5″ de comprimento apresenta 24 trastes de tamanho jumbo e um raio composto de 12″ para 16″ (da pestana ao corpo). As posições na escala estão marcadas por inlays com desgin “Piranha” da Jackson, feitos de Alumiloid.

A vibração das cordas é captada por dois humbuckers, o Seymour Duncan JB TB-4 na posição de ponte e o SH-1 ’59 na posição de braço, também da Seymour Duncan. Os pickups podem ser definidos por um selector de três posições (braço, ponte-braço, braço), e o sinal pode ainda ser moldado por um potenciómetro de volume e outro de tom.

As ferragens apresentam cromado no acabamento Black (ilustrado acima) e preto no Quicksilver, as duas opções de cor. A ponte de trémulo flutuante é uma ponte Floyd Rose FRT-O2000. As cravelhas são um modelo próprio da marca.

SL2Q Pro Series Soloist

A única diferença entre a SL2Q Pro Series Soloist e a SL2 Pro Series Soloist é estética, com uma escolha diferente de acabamentos. A SL2Q Pro Series Soloist apresenta um tampo em maple ondulado, e está disponível nos acabamentos Transparent Black e Transparent Red (ilustrado acima). Todas as outras especificações se mantêm iguais.

DK2M Pro Series Dinky

Ao corpo em amieiro [alder] da DK2M Pro Series Dinky é aparafusado um braço em maple, com acabamento a óleo aplicado à mão e reforçado por grafite. A base do braço é plana, unindo-se ao corpo num encaixe que envolve a junta. No braço encontramos uma escala também em maple (em pau-rosa [rosewood] no acabamento Snow White, ilustrado acima) com 25,5″ de comprimento, 24 trastes de tamanho jumbo e raio composto de 12″ para 16″. Os inlays são pontos descentrados de cor preta para a escala em maple, passando a branco na escala em pau-rosa.

A transdução electromagnética é assegurada pelos humbuckers Seymour Duncan JB Zebra na posição de ponte e Seymour Duncan ’59 Zebra na posição de braço. A DK2M Pro Series Dinky apresenta opções de selecção dos pickups mais variadas, em que podemos escolher o funcionamento dos pickups como single-coil ou humbucker. Das cinco posições, a primeira selecciona o pickup de ponte como humbucker completo; a segunda coloca em funcionamento os dois single-coils interiores; a terceira selecciona ambos os pickups para funcionarem como humbuckers simultaneamente; a quarta selecciona só o single-coil mais próximo do braço e a quinta coloca o mesmo pickup a funcionar plenamente como humbucker. O sinal pode ainda ser manipulado através de um potenciómetro geral de volume e outro de timbre.

Também vem equipada com a ponte flutuante Floyd Rose FRT-O2000, que tal como o resto das ferragens apresenta um acabamento preto. Para além de Snow White, a DK2M Pro Series Dinky está disponível nos acabamentos Satin Black (ilustrado acima) e Silverburst.

DK2MQ Pro Series Dinky

Tal como no caso anterior, a DK2MQ Pro Series Dinky difere nos acabamentos. Ao corpo em amieiro [alder] é colado um tampo de maple ondulado de grau 4A com 0,125″ de espessura, cujo grão fica visível através de acabamento transparentes. De resto é em tudo semelhante à DK2M Pro Series Dinky.

Está disponível nas cores Chlorine Burst, Transparent Red e Transparent Black (ilustadas).

RRMG Pro Series Rhoads

Com o corpo no formato popularizado por Randy Rhoads, e que fez a marca descolar entre os músicos, a RRMG Pro Series Rhoads tem um corpo esculpido de amieiro [alder] ao qual se liga um braço through-body de três peças em maple reforçado com grafite. Com acabamento a óleo, o braço apresenta uma escala em ébano com 25,5″ de comprimento, 22 trastes de tamanho jumbo, raio composto de 12″ para 16″ e inlays de Alumiloid em formato de barbatana de tubarão.

A nível de electrónica, a guitarra está equipada com dois humbucker activos da EMG, na configuração muito popular de um EMG 81 na posição de ponte e um EMG 85 na posição de braço. O funcionamento dos pickups é escolhido por um selector de três posições (braço, braço-ponte, ponte), com o circuito a também integrar um potenciómetro de tom e outro de volume. Os controlos estão montados numa placa de alumínio preto anodizado, tratamento que previne danos de oxidação.

A guitarra está equipada com a ponte flutuante Floyd Rose FRT-O2000, que apresenta o mesmo acabamento preto das restantes ferragens. A RRMG Pro Series Rhoads está disponível nos acabamentos Satin Black e Matte Grey, onde este último apresenta os biséis do corpo a preto (ilustrado acima).

RRTMG Pro Series Rhoads

A RRTMG Pro Series Rhoads apresenta apenas duas diferenças fundamentais em relação à RRMG Pro Series Rhoads. A primeira é que a ponte flutuante Floyd Rose foi substituída por uma ponte fixa string-through-body Tone Pros Tune-O-Matic T3BT-B, levando a pestana de tranca em metal a ser substituída por uma de plástico.

A segunda diferença reside nos acabamentos, com a RRTMG Pro Series Rhoads a apresentar as cores Black e Silverburst (ilustrado acima).

KVMG Pro Series King V

A madeira do corpo da KVMG Pro Series King V é amieiro [alder], ao qual está ligado um braço through-body de três peças em maple e reforçado por grafite. No braço com acabamento a óleo encontramos uma escala de ébano com 25,5″, raio composto de 12″ para 16″ e 24 trastes de tamanho jumbo. Os inlays em Alumiloid têm um formato de barbatana de tubarão.

A vibração das cordas é captada pelos humbuckers EMG 85 e EMG 81, nas respectivas posições de braço e ponte. O selector apresenta três posições (braço, braço-ponte, ponte), e o som pode ainda ser moldado por um potenciómetro de volume e outro de tom.

Nas ferragens com acabamento preto encontramos a ponte flutuante Floyd Rose FRT-O2000. A KVMG Pro Series King V está disponível nos acabamentos Black e Snow White, onde este último tem os biséis do corpo pintados a preto (ilustrado acima).

KVMGQ Pro Series King V

A KVMGQ Pro Series King V apresenta as mesmas características da KVMG Pro Series King V, com a ser encontrada no corpo. Este modelo tem um tampo em maple ondulado colado ao corpo, e está disponível nos acabamentos Amberburst (ilustrado acima) e Transparent Black.

EGITANA