Jeff Ament, O Hamer de 12 Cordas

Jeff Ament, O Hamer de 12 Cordas

Nero

O raríssimo baixo de Jeff Ament, fundamental no início dos Pearl Jam e em Ten.

Foi ainda antes dos Pearl Jam que a Hamer construiu um modelo custom para Jeff Ament. Um peculiar baixo de 12 cordas. O instrumento tornou-se notório depois, já nos Pearl Jam, pelo seu papel em “Ten” e num dos maiores clássicos da década de 90: canção inspirada na vida do adolescente Jeremy Wade Delle, que se suicidou na escola, em frente da sua turma, no Texas. O tema escrito por Ament foi regravado nas sessões de estúdio de “Ten”, com o violoncelo no final e com o baixo Hamer de 12 cordas. Ament usaria ainda esse instrumento nos temas “Deep” e “Why Go”.

Apesar de lendário, com o poder dos EMG activos e aquele enorme tamanho dos graves e densa ressonância das cordas de harmonização, o modelo nunca entrou em linha de produção, tendo sido especificamente feito para o baixista dos Pearl Jam. Há apenas algumas unidades dispersas pelo globo (não mais que 5), incluindo a de Jeff Ament. No final dos anos 90, a Hamer construiu, por encomenda, algumas réplicas, mas essas unidades eram construídas com diferenças notórias na escala – sem os inlays boomerang e com rosewood de casta diferente (menos nobre).

O SOM DE “TEN” E OS 25 ANOS DAS SESSÕES DE GRAVAÇÃO, NA AS#53

O Hamer 12-Cordas de Jeff Ament, até pela quão raro é, tem sido alvo de imenso debate, no que respeita aos specs. Há alguma consensualidade em respeito ao modelo ser inspirado num Hamer B12A. Estes modelos surgem com o corpo em mogno e braço maple. O custom de Ament tem corpo sólido, sem abertura de ressonância (embora também tenha um perfil liso). Nos pickups surgem os EMG-DC35. A escala é em dark rosewood, com um raio de 14 ½” e 34” de comprimento.

jeff ament custom hamer 12

hamer jeff ament 12 bridge

As cordas são conjuntos específicos para baixo de 12 cordas. Basicamente, as cordas de harmonização são cordas de guitarra. O princípio de afinação é o mesmo que o de um baixo de 4 cordas. Neste caso, cada corda dominante possui duas cordas de harmonização – habitualmente afinadas em oitavas.