Jim Dunlop, Novidades MXR & Way Huge

Jim Dunlop, Novidades MXR & Way Huge

Nero

A Jim Dunlop revelou um par de novos pedais e um alimentador de pedalboard que farão a sua estreia na NAMM 2019.

O novo MXR Vintage Bass Octave fará as delícias dos fãs do colossal clássico da BOSS, o OC-2, mas possui um design ainda mais compacto. Já o novo Way Huge, o Purple Platypus Octidrive MkII combina o Red Llama Overdrive com um circuito duplicador de frequência para atingir um efeito de oitava acima. Por fim, o Mini Iso-Brick é uma fonte de alimentação (minúscula, diga-se) para a pedalboard com cinco saídas totalmente isoladas, incluindo uma saída 800mA.

Vamos aos press releases de cada uma das novidades. Podem descobrir mais detalhes no espaço oficial da Jim Dunlop.

MXR VINTAGE BASS OCTAVE

O MXR Vintage Bass Octave é basicamente uma actualização ao circuito clássico do OC-2, que a Jim Dunlop garante possuir tracking superior, um headroom mais limpo e maior versatilidade. Tudo isto num tamanho mínimo. O som do Vintage Bass Octave é gutural e enriquecido e surge de duas formas – uma oitava abaixo e duas oitavas abaixo. Cada uma delas pode ser usada separadamente, através dos controlos de volume Oct 1 e Oct2, e com um controlo de volume Dry acrescenta-se o nível de sinal limpo de efeitos na mistura final.

Para obter maior clareza e definição pode usar-se o switch Mid, que dá um boost ao sinal limpo na zona de médios entre 800Hz by +6dB. Se necessitam de mais boost basta remover a placa inferior do pedal e ajustar o nivelador interno até um máximo de +13dB. O pedal está equipado com Constant Headroom Technology, um circuito específico que oferece um headroom limpo e muito definido ao produzir 18-volts de uma fonte de alimentação de 9-volts.

WAY HUGE PURPLE PLATYPUS OCTIDRIVE MKII

Outro clássico de regresso. Tal como o modelo original, o Purple Platypus Octidrive MkII combina os sons encorpados e pastosos e o gain bruto do Red Llama Overdrive com um duplicador de frequência que cria um efeito de oitava acima. Ao contrário da maioria dos pedais de oitava acima, esta stompbox anfíbia soa bastante limpa – sendo capaz de efeitos de tipo ring modulator até a um massivo octave fuzz.

Além dos controlos de Volume e Drive (herdados do modelo original), o MkII possui um controlo Hi-Cut que permite definir melhor o carácter sonoro do pedal. Pode até soar como uma sitar, bastando usar o pickup da ponte na guitarra e dedilhar as cordas junto a esta. Muito dinâmico e sensível ao toque, o Purple Platypus Octidriver MkII possui um enorme potencial sinfónico.

MXR MINI ISO-BRICK

O MXR Mini Iso-Brick Power Supply oferece uma alimentação eléctrica livre de ruído a uma vasta gama de pedais e possui o bónus de o seu design não ser maior que uma barra de sabonete. O seu maior destaque são as saídas. O Mini Iso-Brick possui cinco e cada uma delas é totalmente isolada, para eliminar o sempre irritante ruído de ground loop. Quatro destas saídas oferecem 9 volts de potência a 300mA. Há ainda a quinta saída com providencia 9 ou 18 volts a 800mA, consoante a preferência. Com tão generoso fluxo de corrente e a capacidade para gerir pólos positivos ou negativos, estas saídas serão capazes de acomodar praticamente qualquer pedal, analógico ou digital.

Além disso, se necessitarem de  acrescentar um pedal extra, o Mini Iso-Brick tem uma solução. Vem acompanhado de um cabo divisor que pode ser usado para ligar dois pedais numa única saída desde que ambos os pedais recorram à mesma voltagem e não seja necessário ultrapassar a capacidade de corrente dessa mesma saída. Isto pode ser feito com cada uma das cinco saídas em simultâneo, basta obterem os cabos extra que são necessários para operar dessa forma.

Por fim, esta unidade está equipada com LEDs para melhorar a resolução de problemas se estiverem em palco com pouca ou má iluminação. Sabem sempre, através do indicador LED que a respectiva ligação é sólida. É uma unidade muito leve, mas resistente. A comunidade de guitarristas e baixistas já começa a referir esta unidade como uma das melhores opções existentes dentro deste tipo de produtos.