NAMM 2019: Korg Minilogue XD

NAMM 2019: Korg Minilogue XD

Nero

O novo synth polifónico analógico da Korg mistura todas as melhores caraterísticas dos modelos Prologue, Monologue e Minilogue original.

É certamente uma das grandes apostas da Korg para 2019, o Minilogue XD, uma versão musculada do Minilogue que reúne as melhores características de todos os três modelos “Logue” que existiam até aqui. Desde logo, talvez a característica em maior destaque, possui o multi-motor digital “emprestado” do Prologue, e tal como no topo de gama da Korg este terceiro oscilador possui as opções Variable Phase Modulation, Noise e User.

A aumentada secção DSP também é herdade do Prologue e é uma considerável melhoria em relação ao Minilogue original. Agora o synth possui modulação e reverb, além do delay. Do Monologue surge o painel simplificado de 16 botões e sequenciador 16-set. A função microtuning também está incluída no XD.

E, precisamente, do modelo original, o XD retém o mesmo chassis e as teclas 3/4. O slider diagonal foi substituído por um joystick que, além de controlar as funções pitchbend, modulation depth, etc, também pode ter designado um parâmetro de preferência do utilizador para o eixo up/down. O novo modelo também permanece com o Motion Sequencer de quatro parâmetros, agora indicadas num ecrã OLED ligeiramente maior que o original.

No painel traseiro foram acrescentadas saídas stereo, tal como ligação para damper pedal, uma das coisas mais pedidas por utilizadores desde o lançamento do Minilogue. Há ainda duas entradas CV adicionais.

Mais informação na Korg.