Korg Pa600 e Pa600QT

Korg Pa600 e Pa600QT

Timóteo Azevedo

A Korg lançou um novo modelo da série de teclados Pa, especialmente direccionados a arranjadores musicais. Os novos Korg Pa600 e Pa600QT apresentam a qualidade sonora dos modelos de gama mais alta da série, num instrumento mais compacto e acessível.

Tal como o Pa3X e o Pa800, modelos mais avançados da série, o Pa600 e o Pa600QT estão equipados com os sistemas Enhanced RX (Real eXperience) e DNC (Defined Nuance Control), que providenciam um realismo e vivacidade sonora melhoradas com vários níveis de articulação. De fábrica trazem um total de mais de 950 sons, em que alguns dos sons foram destilados dos sintetizadores OASYS e onde ainda se inclui um timbre de piano em estéreo feito a partir de um piano de cauda, dois modos com timbres de guitarra que foram melhorados para oferecem uma resposta mais realista e 64 kits de bateria. Todos os sons são totalmente editáveis, com a possibilidade de guardar as alterações na área de utilizador. Os teclados também têm uma memória adicional de 96MB onde se podem carregar sons de instrumentos musicais tradicionais de várias regiões, mas os detalhes ainda estão para ser revelados. No caso do Pa600QT (Quarter Note, para tocar quartos de tom), os sons de instrumentos do Médio Oriente já vêm carregados como versão de demonstração.

Na secção de efeitos, os Pa600 e Pa600QT apresenta quatro processadores estéreo de efeitos master, com um total de 125 efeitos distribuídos por reverberação, delay e chorus, assim como muitos dos efeitos REMS para guitarra criados pela Korg. Cada faixa tem possibilidade de equalização a três bandas (graves, médios e agudos), em que a equalização definida para uma faixa pode ser memorizada para ser utilizada noutras faixas ou músicas. Na saída final ainda temos um limitador e um equalizador de quatro bandas para dar um último toque aos arranjos.

Os teclados apresentam um novo conjunto de estilos, programados por arranjadores experientes de acordo com os seus pontos mais fortes. Os mais de 360 estilos abrangem uma grande variedade de géneros musicais, e também são totalmente reconfiguráveis. Cada estilo contém três tipos de início e final, quatro variações e quatro enchimentos e breaks. No caso de serem necessárias ambas as mãos para executar um solo, o acompanhamento harmónico pode ser guardado em tempo real e reproduzido através do Chord Sequencer presente nos Pa600 e Pa600QT.

A interacção com o sistema é feita através do ecrã TFT a cores TouchView Display, cujo interface gráfico (assim como a distribuição dos controlos físicos) foi simplificado. O interface apresenta dois modos diferentes – Easy e Expert. O modo Easy mostra apenas os controlos essenciais, num interface pensado para os iniciantes e para situações ao vivo. O modo Expert proporciona controlo total sobre todas as funções, com as respectivas capacidades de edição. Podemos definir diferentes funções para os vários botões e controlos físicos, e caso não nos lembremos onde gravámos um qualquer ficheiro ou música, podemos recorrer à função de procura.

Os Pa600 e Pa600QT conseguem ler ficheiros MIDI, KAR e MP3. Em relação aos ficheiros MP3, os teclados conseguem transpor a tonalidade e alterar o ritmo. Também consegue ler os acordes e letras da maioria destes ficheiros, sendo possível inserir marcadores nos ficheiros MIDI em tempo real. A opção de visualização de notação tradicional também está disponível, com o Score Viewer a mostrar a notação de melodias e acordes juntamente com a letra e as abreviaturas dos acordes. Os nomes dos acordes podem ser vistos em inglês ou italiano, e para quem está a dar os primeiros passos na notação tradicional existe a opção de mostrar o nome das notas junto de cada sinal.

Tal como os outros teclados da série, o Pa600 e o Pa600QT têm a secção de SongBook. Totalmente editável pelo utilizador, permite recuperar rapidamente todas as definições necessárias para determinada canção, podendo usar como referências atributos como o estilo, os ficheiros MIDI ou MP3, recuperando informações como título, género, artista, tempo, volumes, sons ou efeitos, entre outros. A secção de SongBook é uma função exclusiva aos teclados da Korg.

O som é debitado através de dois altifalantes de 10 mm, alimentados por um par de amplificadores de 15 watts. A nível de conexões, o Pa600 e o Pa600QT têm ligações para um pedal de abafamento e um pedal que pode ser assignado a outra função (que também pode ser usado para ligar um footswitch); duas saídas não-balanceadas (canal esquerdo e direito), uma saída de auscultadores, duas entradas não-balanceadas, duas portas MIDI e uma porta USB.

Neste momento já é possível começar a fazer encomendas junto dos distribuidores da Korg, estando previsto que os Pa600 e Pa600QT começam a chegar fisicamente ao mercado a partir de Dezembro. O representante oficial da Korg em Portugal é a Caius Music II.

EGITANA