Kurt Cobain, Guitarra do MTV Unplugged em Leilão

Kurt Cobain, Guitarra do MTV Unplugged em Leilão

Redacção

A rara Martin D-18E, bastante modificada, que Kurt Cobain usou no histórico MTV Unplugged dos Nirvana, foi perdida pela família Cobain no processo de divórcio de Frances Bean. Estima-se que o seu leilão ultrapasse o milhão de dólares.

Para todos os efeitos, esta é uma guitarra esplendorosa e rara. É uma (a sétima) das apenas 302 guitarras D-18E que a Martin construiu. Torna-se naturalmente mais especial pelo facto de ter sido usada por Kurt Cobain no histórico MTV Unplugged dos Nirvana, em Nova Iorque. O MTV Unplugged dos Nirvana foi gravado nos Sony Music Studios em 18 de Novembro de 1993. Foi para o ar na MTV algumas semanas após a gravação. O concerto mostra-nos os Nirvana a fazerm versões acústicas a 14 canções. O alinhamento mistura originais da banda com as já famosas versões a originais de David Bowie, Lead Belly e The Vaselines.

Além disso, é tornada mais rara devido às muitas modificações que foram aplicadas para Kurt Cobain, de acordo com Earnie Bailey, guitar tech da banda de Seattle. «A D-18E, com tampo em spruce, foi equipada com um trio de potenciómetros de volume e tone, um comutador e um pickup Bartolini instalado no buraco de ressonância, entre um robusto par de pickups DeArmond Dynasonic 1950s (que acabaram por ser bypassed, para maior compatibilidade do Bartolini)», refere Bailey.

A guitarra vai ser leiloada pela casa Julien, de Beverly Hills, no leilão “Music Icons”, que terá lugar nos dias 19 e 20 de Junho de 2020. A D-18E, de Kurt Cobain, vai ser leiloada junto do seu estojo rígido original, de um conjunto de cordas (já estreado) da Martin, três palhetas e a bolsa de camurça de Cobain, decorada com talheres.

O modelo foi perdido pela família Cobain no processo de divórcio de Frances Bean Cobain (filha de Kurt) e isaiah Silva, que através do acordo se tornou no proprietário da guitarra, agora estimada num valor acima do milhão de dólares. Mais informação sobre o leilão em juliensauctions.com.