Leak: As Primeiras Gibson Les Paul de Adam Jones [Tool]

Leak: As Primeiras Gibson Les Paul de Adam Jones [Tool]

Nero
Paulo Maninha

Fruto dos pre-orders que começam a chegar, já se podem ver mais das muito esperadas Gibson Custom Shop Les Paul Adam Jones. São lindas, mas espetacularmente caras.

A Gibson Custom Shop Les Paul com a assinatura de Adam Jones, dos Tool, foi anunciada por altura da Winter NAMM 2020 e, ao que parece, teve a sua produção iniciada em Junho passado, na altura com o CMO da Gibson, Cesar Gueikian, a publicar no seu Instagram uma fotografia ao lado de Jones (que segura uma ráplica completa da guitarra) e com a legenda «Yes it’s #official». O guitarrista dos Tool também publicou no seu Instagram uma fotografia a oficializar as coisas. Essas foram as primeiras imagens da guitarra e podem verificá-las aqui.

Entretanto os pre-orders da guitarra têm surgido online e podem ver-se mais algumas imagens, ainda sem detalhes oficiais das suas características. Duas entradas no Reverb.com deixam antever que a guitarra será editada em dois modelos distintos, ainda que ambos sejam edições bastante limitadas.

O modelo sem tratamento de envelhecimento é listado nos oito mil e oitocentos euros e alegadamente limitado a 150 unidades, enquanto um modelo autografado e com tratamento de envelhecimento, supostamente limitado a 79 unidades, vai bater nos onze mil quatrocentos e sessenta euros. Fica por perceber se haverá algum modelo de produção normal, com um custo mais acessível.

As guitarras são inspiradas no modelo 1979 Les Paul Custom Silverburst que Adam Jones tem usado em digressão [como sucedeu em Portugal, em 2019]. Estarão acompanhadas de certificado de autenticidade e, parece, com o espelho ornamental que adorna o headstock da guitarra de Jones, neste caso com aplicação opcional. Já este mês, Jones recorreu novamente ao seu Instagram para mostrar o estojo que acompanhará a guitarra.

Entretanto, a Gibson apresentou oficialmente a guitarra e em grande, grande estilo. Para o efeito foi criada uma curta metragem de animação, “The Witness”, que foi realizado e teve a banda-sonora (original e inédita) feita pelo próprio guitarrista dos Tool.

Enfrentamos tempos de incerteza e a imprensa não é excepção. Ainda mais a imprensa musical que, como tantos outros, vê o seu sector sofrer com a paralisação imposta pelas medidas de combate à pandemia. Uns são filhos e outros enteados. A AS não vai ter direito a um tostão dos infames 15 milhões de publicidade institucional. Também não nos sentimos confortáveis em pedir doações a quem nos lê. A forma de nos ajudarem é considerarem desbloquear os inibidores de publicidade no nosso website e, se gostam dos nossos conteúdos, comprarem um dos nossos exemplares impressos, através da nossa LOJA.
EGITANA