Line 6 Helix, Actualização 2.90 Gratuita

Line 6 Helix, Actualização 2.90 Gratuita

Redacção

No seu 5º aniversário, a Line 6 Helix recebeu novo firmware, com várias novas funcionalidades e modelos de amps, colunas e pedais. O download é gratuito.

Foi em 2015 que a Line 6 apresentou a tremenda Helix, uma verdadeira workstation de guitarra. Tal como o nome indica, a Helix leva-nos ao núcleo do som e ao pulsar que nos transporta do instrumento ao DNA do timbre singular de um amplificador de guitarra e do seu comportamento, «objecto que depois de “excitado” com os impulsos electromagnéticos, com origem no toque humano, nos trespassam de energia e vibrações que levam a criar e interpretar música».

Palavras apaixonadas que a AS escreveu em 2018, quando aproveitámos a nova versão do sistema 2.20, que compõe o poderoso processador de som de guitarra do modelo topo de gama da Line 6, marca pioneira do som de amplificador de guitarra simulado digitalmente e que dispensa apresentação, para vos dar a conhecer a Helix em teste.

Desde aí, tem surgido, como prometido desde o lançamento, várias actualizações de firmware. E agora, a celebrar o seu quinto aniversário, a Line 6 disponibilizou a versão 2.90 de forma gratuita. Esta nova versão HX 2.90 transporta consigo actualizações e novos modelos baseados em amps, colunas e pedais da Fender, Revv, Way Huge, Carvin e Electro-Harmonix. Também há novas funcionalidades que importa destacar.

Desde logo, a função Dynamic permite fazer route dinâmico do sinal para Path B, dependendo da força com que tocam. A função Output Meters é uma novidade para os modelos Helix Floor, Helix Rack e Helix LT. Já os Signal Present/Clip Indicators foram acrescentados os modelos Helix Floor, Helix Rack/Control, Helix LT, HX e Stomp. A Line 6 afirma que este update também implica melhorias no IR Referencing de todos os modelos Helix. Estes novos Impulse Response Blocks referenciam cada ficheiro IR através de formato de onda em vez de indexação numérica.

As novidades não se ficam por aqui. Há novos comandos (Command Center Commands) que permitem a personalização dos footswitches do músico no modo Helix Stomp Footswitch Mode das funções HX Preset, HX Snapshot e HXLooper. E, por fim, foi acrescentado um novo atalho (Shortcut > Model Subcategory) para permitir navegar rapidamente as subcategorias do modelo seleccionado sem necessidade de abrir o menu com a lista de modelos (Model List).

Download do novo firmware na line6.com