Mackie DLM Series

Timóteo Azevedo

A Mackie anunciou em comunicado oficial o lançamento de uma nova série de altifalantes compactos, a DLM Series. As novas unidades oferecem 2000 watts de potência, numa embalagem cerca de um terço mais pequena do que os sistemas tradicionais.

“Com a DLM vemos o compromisso da Mackie em oferecer tecnologia inovadora”, comentou John Boudreau, vice-presidente sénior da Mackie. “Sim. É impressionante o facto dos altifalantes DLM serem um terço mais pequenos do que qualquer outra coisa na sua classe. Mas é o poder, processamento e fidelidade sem paralelo que separa a DLM de tudo o resto que há no mercado.”

A série é composta por 2 tamanhos de woofer e um subwoofer. Os modelos de woofer o são DLM8 com 8″ de diâmetro e o DLM12 com 12″ de diâmetro. O subwoofer também tem um cone com 12″ de diâmetro, e é denominado por DLM12S. Os woofers apresentam uma resposta full-range, abrangendo toda a amplitude de frequências audíveis.

DLM8 e DLM12

O DLM8 e DLM12 proporcionam um total de 2000 W de potência, recorrendo a amplificação Classe-D. Os modelos estão equipados com a tecnologia TruSource, propriedade da Mackie. Trata-se de uma combinação novo design de transdutores com processamento digital de som. Esta tecnologia agrega os drivers de agudos e graves, alinhando-os no mesmo eixo. O objectivo é ultrapassar os problemas de interferência nas frequências médias verificadas nos sistemas em que estes drivers estão separados, criando uma resposta pouco natural. O processamento digital de correcção acústica combina-se com este design para fortalecer a transparência, fidelidade de resposta e dispersão sonora dos altifalantes. Os drivers de frequências agudas no DLM8 e DLM12 têm 1,75″ de tamanho.

Os altifalantes também vêm equipados com uma mesa digital de mistura integrada, a DL2. A mesa apresenta duas entradas híbridas de XLR/TRS jack de 6,35mm e duas entradas RCA, assim como uma saída de thru XLR. A DL2 inclui controlo independente sobre o nível de sinal de cada canal, equalizador de três bandas e controlo sobre efeitos. Apresenta um total de 16 efeitos que incluem reverberação, chorus e delay. A mesa digital suporta sinais de microfone, linha, estéreo e de instrumento. A DL2 ainda inclui características como seis modos de altifalante para variadas situações e aplicações, um eliminador multibanda de feedback, delay de alinhamento até um máximo de 300 ms, memória para três presets de definições e um sistema dinâmico de protecção do amplificador e dos drivers.

A caixa acústica do DLM8 e DLM12 é feita de plástico resistente PC-ABS, com uma grelha metálica frontal a proteger os cones. Também vem equipado com um reclinador integrado, no caso de serem usados como monição. Estão preparados para serem montados em tripé ou poste, assim como em instalações suspensas.

O seu tamanho compacto facilita a sua arrumação em palco, durante o transporte ou no armazenamento. O DLM8 apresenta um peso de 9,7 kg, e o DLM12 13,6 kg.

DLM12S

O subwoofer da série também proporciona 2000 W de potência através de um amplificador Classe-D. O cone de 12″ está acoplado a uma bobina de 3″, e o DLM12 consegue alcançar graves até os 35Hz.

O DLM12 também tem um sistema de processamento digital integrado, tal como os outros modelos da série. Neste caso, o processamento é feito pelo DLP, que apresenta opções de crossover digital de precisão. As opções disponibilizadas são presets preparados para utilização em conjunto com os sistemas de altifalantes full-range DLM e SRM da Mackie, assim como um controlo de crossover variável para permitir integração com outros sistemas. Tal como o sistema DL2, o DLP inclui delay de alinhamento até 300 ms, memória para três presets de definições e um sistema dinâmico de protecção do amplificador e dos drivers.

A nível de conexões, o DLM12S está equipado com duas entradas de linha, duas saídas full-range e duas saídas passa-alto para conexão directa a outros altifalantes DLM. Estão preparados para suportarem a montagem por poste dos woofers DLM8 e DLM12, e apresentam uma caixa acústica em choupo com 15 mm de espessura. O cone está protegido por uma grelha metálica, e cada DLM12S pesa 21,3 kg.

EGITANA