Marshall JVM410HJS

Marshall JVM410HJS

Timóteo Azevedo

O novo modelo de cabeça de amplificador de guitarra com a assinatura de Joe Satriani já se encontra disponível. Anunciado na NAMM 2012 de Inverno, o Marshall JVM410HJS representa o culminar de diversos meses de pesquisa e desenvolvimento colaborativo entre o guitarrista e o designer Santiago Alvarez da Marshall Amplification.

A cabeça é totalmente valvulada, e debita som com uma potência total de 100 watts. A pré-amplificação é assegurada por quatro válvulas ECC83/12AX7, e a etapa de amplificação de potência fica a cargo de também de uma válvula ECC83/12AX7 e quatro válvulas EL84. A nível de timbre, podemos escolher entre quatro canais – Clean, Crunch, OD1 e OD2. Cada canal tem a opção de escolher entre 3 modos, carregando no botão que se encontra antes dos potenciómetros. De cada vez que se carrega neste botão, acende um LED de cor diferente, sendo os 3 modos identificados pelas cores verde, laranja e vermelho. A função de escolha de modos faz com que o ganho do canal aumento de cada vez que se carrega no botão, o que significa que o amplificador oferece um total de 12 vozes diferentes.

O canal Clean destina-se aos tons mais limpos ou ligeiramente saturados. O canal foi baseado no canal limpo do modelo de cabeça 6100 de edição comemorativa do 30º aniversário da Marshall. Enquanto o modo verde oferece o timbre mais limpo, o modo laranja e o vermelho oferece um pouco de saturação indicada para blues ou um rock mais ligeiro. Para compensar a redução de volume verificada com o aumento da compressão quando se aumenta o ganho, foi incluído um ligeiro aumento de volume entre os canais laranja e vermelho, para que um guitarrista possa percorrer todos os modos sem perder volume geral.

O canal Crunch, que oferece timbres de saturação média, foi inspirado nalguns modelos clássicos da marca. O modo verde é baseado na gama JMP, originalmente introduzida em meados dos anos de 1970 e que acabou ser escolha de guitarristas como Rhandy Roads, Zakk Wylde e Slash. O modo laranja foi inspirado no modelo JCM800 2203, outro padrão da sonoridade rock. O modo vermelho baseia-se nos tons de JCM800 modificados característicos da década de 1980.

Os canais OD1 e OD2 são os canais que oferecem os timbres de maior saturação, progressivamente maior conforme os modos. Apesar de independentes, na verdade são dois canais muito semelhantes. A razão para esta característica prende-se com a experiência de Satriani ao vivo, que muitas vezes precisava não de um canal com um tom totalmente diferente, mas apenas com ligeiras diferenças de equalização ou ganho. Ambos os canais são baseados no canal OD1 original do modelo JVM410H, mas ao carregarmos no botão “Mid-shift” podemos ter o tom do canal OD2 do JVM410H em qualquer um dos dois canais.

Todos os canais têm potenciómetros de controlo do ganho; equalização de agudos, médios e graves e volume de saída para o amplificador de potência. Um novidade no JVM410HJS é a substituição da reverberação independente para cada canal por noise gates, uma função importante para quem toca com volumes e ganhos elevados. Os controlos do painel frontal apresentam ainda as funções de ressonância e presença para definição extra de resposta de graves e agudos, e volume geral de saída para os altifalantes para cada um dos canais. As últimas alterações e definições feitas nos canais são guardadas, de forma que se estivermos a tocar no canal OD1 no modo vermelho, passarmos para Clean no verde e de volta ao OD1 no vermelho, todas as definições antes de mudarmos de canal são recuperadas. É possível estender o número de setups memorizados até um total de 128, utilizando a ligação MIDI existente para um aparelho externo.

O painel traseiro do JVM410HJS é em tudo semelhante ao JVM410H original, apresentando a entrada e saída MIDI; a ligação para o footcontroller programável, uma saída de coluna emulada de jack 6,35 mm (no JVM410H original a ligação é feita por XLR); dois loops de efeitos em série, com potenciómetro de controlo de mistura com o som do amplificador; e as saídas para as colunas.

Sobre o novo amplificador, Joe Satriani declara “É algo de que me orgulho muito. Ter um Marshall de assinatura é uma fraternidade de elite e sinto-me honrado por fazer parte dela.”

O JVM410HJS pode ser adquirido no tradicional vinil preto, existindo também uma edição limitada em vinil azul.

A marca Marshall é representada em Portugal pela Garrett Audiovisuais.

EGITANA