Martin, 13 Novas Acústicas

Martin, 13 Novas Acústicas

Rodrigo Baptista

A Martin Guitar Co. aproveitou a Summer NAMM e lançou uma colecção especial, e em alguns modelos limitada, de guitarras acústicas.

A Martin esmerou-se na Summer NAMM 19. Ao todo, são treze os novos modelos acústicos que a marca apresentou na edição de Verão da maior (ou pelo menos a mais conceituada) feira de equipamento musical.

Por entre os modelos mais convencionais existem alguns fora do vulgar e algo caricatos, como é o caso do modelo “Brexit”, onde no tampo da guitarra está um artwork alusivo à actual situação política do Reino Unido. A sua beleza estética será de ordem extremamente objectiva.

Seguindo o artigo, podes saber um pouco mais sobre alguns dos novos modelos.

000E Black Walnut Ambertone | Este modelo é produzido com madeira de nogueira preta na parte traseira e nos lados para permitir um melhor balanço em termos de tone, ajudando a preencher o espaço que fica entre o pau rosa (rosewood) e o mogno. Um tampo gloss em abeto, pintado à mão com um ambertone burst acrescenta balanço ao tone e melhora a projeção. O braço de alta performance mais fino torna mais fácil o deslizar ao longo da escala. A escala e a ponte são feitas de FSC Certified Richlite. Este modelo, limitado a 125 unidades, vem equipado com Fishman Matrix VT Enhance e com uma caixa semi-rígida para facilitar o transporte.

00L Fly Fishing | Esta guitarra é trabalhada com um acabamento gloss em madeira goncalo alves na traseira e nos lados, o que permite uma resposta mais rápida na base e um midrange mais acentuado. Inclui um tampo gloss em abeto para um tone mais balanceado e projeção e um braço de alta performance mais fino torna para facilitar o deslizar ao longo da escala. No tampo está impresso um desenho com motivos piscatórios desenhados por William Matthews, e no fingerboard e headstock um inlay custom em pérola. Este modelo, limitado a 100 unidades, está disponível também para esquerdinos.

D-16E Brexit | Esta Dreadnought de 14 trastes é trabalhada com um acabamento em satin sycamore na traseira e nos lados, permitindo assim overtones claros e transparentes com uma resposta pujante. Inclui um tampo gloss em abeto para um tone mais balanceado e projeção e um braço de alta performance mais fino torna para facilitar o deslizar ao longo da escala. O tampo é decorado com um desenho alusivo ao Brexit por Robert F. Goetzl. Este modelo está equipado com Fishman Matrix VT Enhance.

American Chopper Custom | A Martin colaborou com o programa de televisão American Chopper e Paul Jr. Designs para construir um veiculo de três rodas e uma guitarras custom inspirada em motivos automóveis que foram apresentados em dois episódios transmitidos em Março de 2019. Limitada a sete unidades, esta guitarra Dreadnought de 14 trastes em termos de design apresenta elementos como painéis de alumínio ( inédito numa Martin) e um inlay custom em madeira e cobre. Inclui ainda um tampo em abeto Engelmann, que produz tones complexos, emparelhado com pau rosa (rosewood) da Guatemala na traseira e nos lados para adicionar baixos graves e agudos nítidos.

Junior Series | A Junior Series é desenhada para instrumentistas que procuram uma guitarra com um o corpo mais pequeno em madeira sólida, mas com as mesmas caracteristicas que as suas homólogas full size, para que não tenham de deixar de lado aquele som Martin em favor do conforto.A nova Auditorium style 000Jr-10 apresenta a traseira e os lados em sapele, proporcionando tones quentes e uma forte resposta a meio alcance com um tampo em abeto Sitka para maior calor e projeção sonora. As extremidades suaves e um braço fino fazem com que estas guitarras sejam  confortáveis e fáceis de tocar. Vêm equipadas com Fishman Sonitone e um soft gigbag para transporte.