Mesa/Boogie Express Plus 5:25 e Express Plus 5:50

Timóteo Azevedo

A Mesa/Boogie anunciou em comunicado oficial o lançamento de dois modelos com melhoramentos relativamente à Express Series original, o Express Plus 5:25 e o Express Plus 5:50. Ambos os amplificadores estão disponíveis em formato combo ou cabeça, e o Express Plus 5:25 também apresenta um formato de cabeça para montar em rack. Ambos os modelos são totalmente válvulados.

Mesa/Boogie Express Plus 5:25

O som é amplificado através de cinco válvulas 12AX7/ECC83 na pré-amplificação e um par de EL84 na amplificação de potência. O primeiro canal apresenta as opções de Clean de ganho baixo para som muito limpos e Cruch com uma saturação de ganho médio para sonoridades entre o blues e o rock clássico. A opção de Clean foi um dos aspectos revistos, apresentando mais brilho nos agudos e corpo nos graves quando comparado com a série original. A relação sinal-ruído também foi melhorada.

O segundo canal apresenta opções de ganho mais elevado, com a opção Blues a proporcionar um timbre de ganho médio sugerido para leads de blues e jazz. A opção Burn é a que apresenta o ganho mais elevado, proporcionando tons altamente saturados para rock e metal.

Cada canal tem potenciómetros de ganho independentes, a que se seguem as secções de equalização com controlo de agudos, médios e graves. Depois temos a definição da quantidade de reverberação de molas para cada um dos canais, que pode ser ligada ou desligada através do footswitch. Segue-se o potenciómetro do nível de saída master, e daqui o sinal para para o loop de efeitos com circuito em série.

Neste passo da cadeia de sinal encontramos outros melhoramentos feitos na série Express Plus. A seguir ao potenciómetro de master encontramos um equalizador gráfico de cinco bandas, que foi adicionado ao controlo original de Preset Contour. O Preset Contour é usado para definir a acentuação da curva de equalização aplicada ao sinal. Agora é possível definir se utilizamos ou não qualquer um dos passos de equalização, se estão ligados permanentemente ou controlados por footswitch e se utilizamos só o equalizador gráfico ou o Preset Contour. Todas estas as opções são independentes para cada um dos canais.

Os amplificadores Express Plus 5:25 vêm equipados com a tecnologia Multi-Watt Channel Assignable Power, outro dos melhoramentos incorporados. Agora é possível escolher diferentes amplificações de potência para cada um dos canais entre as opções 5 watts, 15 watts e 25 watts. A potência de 25 watts funciona com a tecnologia Dyna-Watt Class A/B propriedade da Mesa/Boogie.

O controlo SOLO é um volume geral controlável por footswitch que realça e aumenta o volume de todo o amplificador para passagens em que seja necessário. Depois desta etapa o som é enviado para um altifalante de 12″ no caso dos combos, para um Celestion G12 de 8 ohms de impedância.

Para além das conexões do loop de efeitos, no painel traseiro encontramos a conexão do footswitch, saídas jack de 6.35mm para controlo das funções de SOLO, equalização, reverberação e canais por outro equipamento externo que não o footswitch. Encontramos também as saídas para as colunas, uma com impedância de 8 ohms e duas de 4 ohms. O altifalante interno do combo é ligado à saída de 8 ohms.

Mesa/Boggie Express Plus 5:50

Este modelo é em tudo semelhante ao Express Plus 5:25. As diferenças encontram-se nas válvulas de potência, que no Express Plus 5:50 são um par de 6L6. Para além das válvulas, as opções de Multi-Watt Channel Assignable Power passam a ser de 5 watts, 25 watts e 50 watts. No formato combo, o altifalante de 12″ é um Celestion Black Shadow, também de 8 ohms de impedância.

Consulta as galerias com mais fotos dos amplificadores Express Plus 5:25 e Express Plus 5:50. O representante oficial da Mesa/Boogie em Portugal é a Américo Nogueira Lda.

EGITANA