Model 84: Plugin Juno-106 da Softube

Model 84: Plugin Juno-106 da Softube

Redacção

A Softube traz de volta o sintetizador Roland Juno-106 em forma de plugin.

Apesar do que George Orwell previu, nem tudo foi mau em 1984, particularmente para os fãs de sintetizadores, já que foi esse o ano em que a Roland lançou o clássico Juno-106, um dos instrumentos electrónicos mais celebrados de sempre. Agora, o lendário sintetizador polifónico está de volta pela ‘mão’ da Softube, mas na forma de um plugin recriado ao mais ínfimo pormenor. Chama-se Model 84.

O novo plugin promete recriar cada elemento da arquitectura de seis vozes do Juno-106, isto é, as predefinições clássicas de fábrica estão todas lá, mas foram adicionadas algumas novas características para melhorar o desempenho.

O resultado, garante a Softube, é um sintetizador que se comporta e soa exactamente como o original, mas vai um pouco mais além, com um modo de uníssono alargado, velocidade e suporte pós-touch e um painel de controlo expandido.

Além de funcionar como um plugin VST/AU/AAX em PC e Mac, o Model 84 também é compatível com as plataformas Modular e Amp Room da Softube. O plugin custa 159 euros, mas está actualmente disponível por 99 euros. Mais informações aqui e no vídeo de demonstração que se segue.

Enfrentamos tempos de incerteza e a imprensa não é excepção. Ainda mais a imprensa musical que, como tantos outros, vê o seu sector sofrer com a paralisação imposta pelas medidas de combate à pandemia. Uns são filhos e outros enteados. A AS não vai ter direito a um tostão dos infames 15 milhões de publicidade institucional. Também não nos sentimos confortáveis em pedir doações a quem nos lê. A forma de nos ajudarem é considerarem desbloquear os inibidores de publicidade no nosso website e, se gostam dos nossos conteúdos, comprarem um dos nossos exemplares impressos, através da nossa LOJA.

EGITANA