Moog Lança Primeiro Synth Desktop em Mac

Moog Lança Primeiro Synth Desktop em Mac

Redacção

A Moog lançou o seu primeiro soft synth oficial de secretária em versão Mac, mas nem todos poderão utilizá-lo.

A Moog anunciou que a sua aplicação de sintetizador modular 15 iOS vai a dar o salto para o universo Mac, tornando-se o primeiro sintetizador oficial de desktop da empresa. Lançado originalmente em 2016, o Modelo 15 é uma recriação de um dos clássicos módulos de hardware da Moog, e oferece osciladores, filtros, geradores de envelope, misturadores e opções de modulação. Embora o sintetizador original fosse monofónico, esta versão também pode ser usada como um instrumento polifónico de quatro vozes.

Há no entanto algumas questões de compatibilidade a ter em conta. Para começar, não há versão para Windows, e para executar o Modelo 15 no Mac terá de ser instalado o Big Sur, a última versão do sistema operativo da Apple (algo que muitos músicos ainda não estarão inclinados a fazer). No lado positivo, os Apple Silicon Macs são suportados.

Também vale a pena notar que, embora o Modelo 15 funcione em Logic, GarageBand e MainStage como um plugin Audio Unit v3 (o formato que foi originalmente concebido para iOS), este não é o mesmo que o formato padrão AU, pelo que parece que outras DAWs não-Apple não o poderão alojar. No entanto, também se pode utilizar o Modelo 15 autónomo.

A compatibilidade Mac faz parte de uma actualização gratuita para a aplicação existente do Modelo 15, pelo que qualquer pessoa que já a possua irá obtê-la. Há também um novo pacote de expansão gratuito que apresenta 80 patches modulares e sete tutoriais que explicam e exploram os conceitos de síntese modular. Como tal, o Modelo 15 também pode ser visto como uma ferramenta educacional útil.

O Modelo 15 está disponível na App Store por 30€. Mais informações aqui.