MTS-ESP Suite, Plugin de Micro Afinação em Tempo Real

MTS-ESP Suite, Plugin de Micro Afinação em Tempo Real

Redacção

A Oddsound e Aphex Twin criaram o MTS-ESP Suite, um plugin de micro afinação que promete uma nova dimensão na composição e permite controlar a afinação de todos os plugins e sintetizadores internos e externos em tempo real.

A origem do novo plugin da Oddsound, o MTS-ESP Suite, desenvolvido com a ajuda de Richard James, aka Aphex Twin, deve-se à insatisfação deste com o estado actual do suporte de afinação na produção de música electrónica.

Embora muitas DAWs ofereçam capacidades de micro afinação que permitem ir além da escala ocidental de 12 notas, conseguir sincronizar tudo pode ser complicado. O plugin da Oddsound foi concebido para aliviar este problema, permitindo controlar tudo a partir de uma única interface, e tudo em tempo real.

Assim, é possível alterar notas ou acordes à medida que são tocados e transpor todos os instrumentos de uma só vez. As explorações de afinação são visualizadas na interface, para que se possa acompanhar exactamente o que se está a passar. Podes afinar novamente utilizando as funções MTS-ESP, MPE, MTS SysEx ou MIDI pitchbend, e tudo pode ser automatizado.

Também é possível importar ficheiros de afinação e mapeamento em diferentes formatos. A boa notícia é que vários programadores já suportam o MTS-ESP – incluindo Audio Damage, Audiorealism, u-he e Xfter Records – pelo que alguns dos seus softwares irão entrar em sintonia automática de afinação.

Podes saber mais e descarregar uma versão de demonstração de 30 dias no site da Oddsound. O MTS-ESP Suite custa 115,91 euros e funciona em PC e Mac nos formatos VST/AU/AAX. No site da marca há também uma versão gratuita limitada, o MTS-ESP MINI.

Enfrentamos tempos de incerteza e a imprensa não é excepção. Ainda mais a imprensa musical que, como tantos outros, vê o seu sector sofrer com a paralisação imposta pelas medidas de combate à pandemia. Uns são filhos e outros enteados. A AS não vai ter direito a um tostão dos infames 15 milhões de publicidade institucional. Também não nos sentimos confortáveis em pedir doações a quem nos lê. A forma de nos ajudarem é considerarem desbloquear os inibidores de publicidade no nosso website e, se gostam dos nossos conteúdos, comprarem um dos nossos exemplares impressos, através da nossa LOJA.

EGITANA