NAMM 2019: Martin Special & Limited Editions

NAMM 2019: Martin Special & Limited Editions

Nero

Além dos anúncios de novidades para o catálogo de 2019, a Martin apresentou também uma impressionante colecção de modelos Special e Limited Edition. Com destaque para o tributo ao tatuador Norman “Sailor Jerry” Collins.

Os maiores destaques entre os novos modelos incluem o tributo ao tatuador Norman “Sailor Jerry” Collins, numa guitarra CEO-9 com tampo em mangifera, e as OMCE Shadow e Blaze Burst. Também há vários modelos económicos, uma vez que a Martin celebra o vigésimo aniversário dos modelos da gama X e o trigésimo aniversário da fábrica de Sonora, no México. Podem visitar o website Martin Guitar para mais detalhes sobre os vários modelos ou fazer scroll e conhecer as principais características.

GPCX1AE 20th Anniversary | Em 1999, a Martin estreou-se no universo dos materiais alternativos e criou um novo tipo de guitarras: as X Series. Ao longo de duas décadas, a X Series foi evoluindo até incluir várias alterações de design e de materiais. Este modelo Grand Performance possui um braço sólido em hardwood, escala com padrões perlados e inlays rosette e Morado no guarda unhas e na ponte. É um tributo aos primeiros tempos da gama.

DXMAE 30th Anniversary

DXMAE 30th Anniversary | Em 2019 celebram-se os 30 anos da fábrica Martin em Navojoa, Sonora, no México. Durante esse tempo, a equipa Martin mexicana tem sido uma parte determinante na construção de instrumentos de alta qualidade e preços mais acessíveis. O artwork custom de Robert F. Goetzl na DXMAE presta tributo a esses operários através de elementos inspirados nos símbolos nacionais do México. Esta dreadnought HPL inclui corpo macassar, braço laminado em birch e escala e ponte em Richlite.

D Homeward

D True Love

D Homeward & D True Love | A homenagem da Martin ao famoso tatuador norte-americanoNorman “Sailor Jerry” Collins, estas dreadnought foram alcunhadas de “Homeward Bound” e “True Love”. Possuem inlays seashell e madeiras seleccionadas para a cabeça, escala e corpo. Essas madeiras foram melhoradas através de um saturado processo “sand and shading”. A primeira guitarra possui corpo em flamed koa, com o binding em quilted bubinga. O tampo é uma pesada peça de sitka spruce e possui a técnica de bracing não escalopado que se vê nos mais recentes modelos Standard Series. A segunda partilha todos as características excepto na madeira do corpo, nesta é usado East Indian rosewood.

OMSS 2019

OMSS 2019 | Esta guitarra de edição especial tipo Auditorium possui um tampo adirondack spruce com a roseta perlada em abalone, o corpo é quilted sapele e o binding em maple europeu. Está adornada com vários apontamentos modernos, como o pickguard em fibra de carbono, tal como as cravelas em fibra de carbono e titânio e os pins da ponte com pontos Liquidmetal®.

CEO-9

CEO-9 | Esta excêntrica 00 de 14 trastes exibe um tampo mangifera, com um deslumbrante acabamento gloss mango sunset burst. A madeira do corpo também é mangifera (se ainda estão a pensar nisto, sim, é madeira de árvore de manga) Outras características incluem binding em antique white, saddles compensadas em osso, pins Liquidmetal® na ponte em ébano e escala também em ébano com inlays Style 42 em floco de neve. O modelo possui um braço de perfil V modificado, para maior velocidade. Cada modelo inclui o emblema da marca assinado pelo seu dono, Chris Martin IV.

D42 Custom

D42 Custom | Esta edição limitada custom tipo Dreadnought 42 tem tampo em spruce dos Cárpatos, com tonificação de envelhecimento, e corpo em rosewood indiano. O binding é flamed maple europeu e contorna o corpo, a escala e a cabeça. O bracing é em X, num design forward-shifted, o braço é adelgaçado para aumentar o comforto, os afinadores abertos são em níquel e a roseta em abalone, tal como os inlays do braço. Este modelo é limitadíssimo a 50 unidades.

OMCE Shadow

OMCE Blaze Burst

OMCE Shadow & Blaze Burst | Inspirada pelos funcionários Martin mais devotos dos acabamentos mais dramáticos das guitarras eléctricas, esta beleza de formato estilo Orchestra é o resultado de experimentação de várias técnicas de acabamento. Possui tampo em sitka spruce e corpo quilted maple com binding prateado e um acabamento translúcido em Black Sunburst. O tampo é acentuado por uma roseta abalone e o braço é adelgaçado. A mesma devoção e vontade de experimentar os acabamentos mais exóticos das guitarras eléctricas inspiraram a OMCE Blaze. A guitarra partilha todas as características da sua “irmã”, excepto o acabamento: no tampo temos um translúcido Blaze Sunburst e no corpo um Mahogany Burst. A placa na cabeça possui o logo estilizado em abalone, fazendo pendant com a roseta. Ambos os modelos são limitados a 50 unidades.