NAMM 2020: Novas Guitarras de Assinatura na Charvel

NAMM 2020: Novas Guitarras de Assinatura na Charvel

Nero

A Charvel estreou novas guitarras de assinatura para Joe Duplantier [Gojira], e novos acabamentos para Satchel [Steel Panther] e Angel Vivaldi. A nova San Dimas do músico francês enche-nos as medidas.

A Charvel decidiu aumentar a sua colecção de modelos com a assinatura de artistas, estreando vários modelos na Winter NAMM 2020. Desde logo, o que nos suscita mais admiração, o novo design San Dimas para Joe Duplantier, dos poderosos Gojira.

Joe Duplantier Signature Pro-Mod San Dimas Style 2 HH E Mahogany está equipada com o novíssimo humbucker DiMarzio também com a assinatura do guitarrista, posicionado na ponte.

Desenhada com a sempre crescente capacidade de engenharia da Charvel, a guitarra segue os specs do seu modelo anterior, que exaltámos aquando da passagem dos franceses por Lisboa, no Verão passado.

A nova versão possui uma beleza crua. O corpo San Dimas é construído em mogno, com o contor no especial do corno para facilitar o acesso às zonas mais altas da escala. O braço também em mogno está reforçado com grafite, para aguentar todas as sovas que se lembrem. O volante de ajuste do truss-rod está acessível no corno também, para simplificar o acesso, e o acabamento em óleo no braço suaviza imenso o esforço da mão. A velocidade também foi considerada na escala em ébano, com 22 trastes e raio composto 12”-16”.

Fanboy do DiMarzio’s PAF 36th Anniversary (no braço), Duplantier desejava todavia algo com um low end mais robusto para o seu pickup da ponte, daí o desenvolvimento do Joe Duplantier DiMarzio Fortitude, um humbucker demolidor (vídeo no fundo do artigo). Outras características incluem o switching de três posições, a ponte compensada da Charvel, para responder ao raio de escala, com tailpiece ancorada e os locking tuners também da Charvel. O acabamento é Natural, com hardware cromado, revestimento dos pickups em níquel desgastado e ainda a cabeça licenciada Fender Telecaster.

Depois, Russ “Satchel” Parrish, dos Steel Panther, e a Charvel levam-nos de volta à segunda metade da década de 80 com a tigresa Satchel Signature Pro-Mod DK num espampanante novo acabamento Satin Purple Bengal. De destacar os humbuckers Fishman Fluence Classic, com as bobinas a condizer com o acabamento, que partilham activação dual voice através de push/pull.

Por fim, também um novo acabamento para a sete cordas Angel Vivaldi Signature DK24-7 NOVA. Agora o modelo do virtuoso guitarrista surge em Satin Black com hardware dourado sobre o corpo Dinky modificado em basswood, com o esculpido cut heel. O braço em maple é um bolt-one obedece às preferências do shredder.

Mais info em www.charvel.com.