NAMM 2020 | Projects Of Three, Red Collection

NAMM 2020 | Projects Of Three, Red Collection

Nero

O luthier português Adriano Sérgio estará na Winter NAMM, em Janeiro, para apresentar uma nova colecção de boutique guitars ao lado dos luthiers Michael Spalt e Ulrich Teufell.

Em entrevista durante o Verão passado, na altura abordando toda a celeuma em torno da Gibson, Adriano Sérgio referiu-nos estar a preparar um novo projecto para a sua presença na Winter NAMM 2020, em detrimento do espaço que costumava ocupar nas exposições anteriores e onde o encontrámos in loco em 2017.

Com as datas da NAMM a aproximarem-se (16 a 20 de Janeiro), o novo projecto foi apresentado. O colectivo Projects of Three foi criado pelos reconhecidos luthiers Adriano Sérgio, Michael Spalt e Ulrich Teufell. Em comum têm também uma enorme amizade uns pelos outros.  Sob a tutela do luthier português já participam conjuntamente nas Guitarras do Marquês (iniciativa próxima do epílogo – vão estando atentos à AS).

Para a NAMM, em Anaheim, vão criar modelos diferenciados de guitarras para apresentar num espaço comum, vermelho será o elemento a unificar as diferentes estéticas de cada um dos construtores.

A opção por esta cor é explicada na apresentação do projecto: «O vermelho é, provavelmente, a cor com mais significados – sangue, fúria, amor, perigo, calor, fogo, velocidade… O vermelho é uma cor carregada, emocional e poderosa. Exige atenção e é suficientemente forte para formar um princípio unificador numa colecção de instrumentos que reflecte a diferente abordagem de trabalho para chegar à ideia de cada um deles, ao conceito de “guitarra”.

O que une os três é a verem o instrumento, a guitarra, como uma possibilidade e um ponto de partida para exploração. A guitarra é singular na sua capacidade para assumir formas quase infinitas. Interpretações da ideia do que é uma “guitarra”, como funciona e como é usada, abrem a janela para uma paisagem cultural e mental sobre a relação entre cada um de nós e a música e o seu significado. Uma viagem histórica através de inúmeras variações do instrumento, criadas ao longo dos últimos séculos, revela veredas preenchidas por protótipos, experiências, ícones e até os detritos dessa busca permanente que podem ser usados para tentar construir a “guitarra” perfeita. É natural que tal coisa não existe. Permanece algo incompleto, pessoal e intensamente idiossincrático».

Esta colecção irá estrear na NAMM 2020, no expositor 4606. Podem acompanhar o site oficial do Projects Of Three para mais informação, inclusive sobre cada um dos luthiers. O construtor português já partilhou imagens do seu modelo, bem como um pequeno vídeo do seu som. Galeria e vídeo em baixo.