Washburn Nuno Bettencourt Nele

Washburn Nuno Bettencourt Nele

Nero

Nuno Bettencourt apresentou a sua nova assinatura para a Washburn Guitars. A “Nele” é um modelo Telecaster com um curioso sistema 6-way switch.

O guitarrista luso-americano Nuno Bettencourt foi uma das estrelas da música presentes na NAMM 2020. O guitarrista passou pela booth da Wasburn Guitars, marca da qual é embaixador, com uma nova guitarra para mostrar, a “Nele”. Foi o próprio que revelou imagens deste modelo Super Tele, no seu Facebook oficial, afirmando:

«Estou muito contente por vos apresentar a novidade da família. Digam olá à Nele. Há anos que espero pela minha versão da lendária Telecaster. Com a Nele obtenho seis distintamente diferentes sonoridades, com um singular 6 way switch, esquerda para direita e para cima e baixo. Já foi usado no sexto álbum dos Extreme e estou a adorar esta miúda. Curtam as primeiras fotos. São gémeas e adoram-se fraternalmente».

A  guitarra possui duas versões, a Deluxe e a Standard. As specs são em tudo similares, com algumas diferenças, principalmente, nas madeiras seleccionadas. Em ambas há o sistema de switch 6-way “Freeway Ultra”, que permite as seguintes activações: 1Neck Pickup; 2 Bridge + Neck Pickups; 3 Bridge Pickup; 4 Pickups in Series + In Phase; 5 Pickups in Series + Out of Phase; 6 Pickups in Parallel + Out of Phase. Vamos ver cada modelo…

NELE DELUXE | Foi a guitarra que Nuno Bettencourt primeiro apresentou nas suas redes (galeria original em baixo) e, como dissemos desde logo, o corpo é em Swamp Ash com tampo Figured Maple, em estilo single cut. O braço é Birdseye Maple com escala em ébano. São 22 trastes ao longo de 25.5” de extensão, com nut Black TUSQ XL de 43mm. Os PUs são um Seymour Duncan Vintage Stack (STK-T1N) no braço e um Bill Lawrence L-250 (L-250TB) na ponte. Há apenas um controlo de volume, mas depois há essa interessante curiosidade do switch quase omni direccional. O hardware dourado é Gotoh, com ponte GTC201.

NELE STANDARD | As especificações de escala, estilo de corpo, hardware e electrónica são exactamente iguais ao modelo Deluxe. As diferenças são as seguintes: na Standard, o corpo Swamp Ash não possui o tampo de Maple figurado; o braço é Maple natural em vez do Birdseye que surge na escala, em vez de ébano. Ambas as guitarras possuem acabamento Natural, matizado, e são vendidas acompanhadas de estojo rígido.

Na NAMM 2019 fora apresentada a sua nova versão de assinatura 4N, guitarra que acabou eleita para a lista de melhores modelos de assinatura de 2019, para a nossa redacção. Podem descobrir mais sobre os modelos de assinatura de Nuno Bettencourt na Washburn Guitars.

O virtuoso músico também fala em algumas das suas guitarras numa entrevista exclusiva à AS, na última vez que os Extreme passaram em Lisboa. Em baixo, galeria de imagens da Washburn “Nele”.