Roland: GO:PIANO, Neev & Lisboa [Vídeo]

Roland: GO:PIANO, Neev & Lisboa [Vídeo]

Redacção

Desafiámos o NEEV a experimentar um dos pianos digitais da Roland, o GO:PIANO de 88 teclas, o rei da portabilidade.

Este modelo da Roland é, de facto, um caso de estudo no que concerne à portabilidade. Quer pelo tamanho (1,283 mm x 291 mm x 87 mm) – ainda que este seja o modelo de 88 teclas, que é necessariamente maior -, quer pelo peso (7kg), mas principalmente porque pode ser alimentado a pilhas (6 x D – R6).

Comecemos pelas teclas. Quando estás a aprender a tocar piano, 88 teclas podem fazer toda a diferença. Apesar de os teclados mais pequenos com 61 ou 76 teclas serem portáteis e fáceis de operar para músicos mais jovens, um teclado com 88 teclas de tamanho real ajuda-te a desenvolver a técnica correcta e uma maior expressão enquanto músico.

A maioria dos teclados obrigam-te a escolher entre performance e portabilidade, mas o GO:PIANO88 possui as duas vertentes de forma igual. Leve e pronto para ser transportado, com opção de alimentação a pilhas, este instrumento portátil possui, além de um teclado com tamanho completo, «sons derivados dos melhores pianos digitais da Roland, para toque com a técnica e expressão correctas – vitais para música clássica e para peças mais complexas».

O GO:PIANO88 também inclui colunas Bluetooth internas de alta qualidade, que se ligam ao teu smartphone para criar uma solução de aprendizagem simples e compacta. Após a ligação, podes começar a explorar conteúdo online gratuito que acelera a aprendizagem e aumenta a diversão – incluindo aulas de piano online, karaoke e tutoriais em vídeo para as tuas músicas favoritas – ou simplesmente faz streaming das tuas playlists e toca em conjunto. Encontra o teu espaço, agarra no teu smartphone e começa a tua jornada musical com o GO:PIANO, disponível nos modelos de GO:PIANO 88 (GO-88P), de 88 teclas, e GO:PIANO (GO-61P), de 61 teclas.

A Roland e a Egitana enviaram-nos o modelo GO-88P teclas e decidimos convidar o NEEV – cuja entrevista à AS em Maio podes espreitar aqui – para o tocar e ajudar-nos a perceber o que o torna tão apelativo e portátil.

SPECS, SOM & PERFORMANCE

O GO:PIANO88 possui 88 teclas de tamanho real para toque autêntico e expressivo inspirado pelos teclados dos pianos de cauda acústicos. A gama completa de notas permite-te tocar música mais exigente e ajuda-te a desenvolver as técnicas correctas com a mão esquerda e direita. Também garante uma transição suave se começares a tocar num teclado com acção-pesada. E mesmo se investires num piano premium, o teu GO:PIANO88 é o instrumento portátil ideal para ser guardado num saco de transporte e tocado em ensaios, sessões e espectáculos.

Este modelo da Roland pode ser emparelhado com um smartphone e tornar a aprendizagem de piano divertida. Podes utilizar o Bluetooth para efectuares uma ligação sem-fios com o teu smartphone ou tablet, e depois aceder às músicas da tua biblioteca musical ou experimentar algumas aulas online gratuitas.

Podes tocar em conjunto enquanto a música é reproduzida em stream nas colunas internas de alta qualidade ou nos auscultadores. Para quem preferir treinos de piano mais intensos, há sempre a opção aplicações ou tutoriais em vídeo antes do início das aulas com um professor de piano. (O GO:PIANO88 não é compatível com a função de ritmos da app Piano Partner 2).

Sabendo que nem todas as casas possuem o espaço para um piano acústico de tamanho-completo, a Roland desenvolveu um design compacto que te permite tocar em qualquer cenário, com todos os benefícios das 88 teclas de tamanho real. Senta-te, liga e desfruta da faixa dinâmica completa do GO:PIANO88, sem complicações na configuração ou fios para emaranhar. Além disso, para garantir que podes praticar sem perturbares os outros, o GO:PIANO88 permite-te ligar auscultadores para tocares em paz.

De resto, um piano acústico limita-te sempre a uma localização específica, enquanto os teclados electrónicos portáteis limitam o tipo de música que podes tocar em função do número reduzido de teclas. Com o GO:PIANO88 e um smartphone, estás pronto para produzir música sempre que a inspiração aparecer.

Com o seu design compacto de 7.0kg e operação a pilhas, o GO:PIANO88 permite-te tocar através das suas colunas ou praticar com auscultadores. Além disso, com ligação sem-fios ao teu smartphone, podes praticar as tuas competências a qualquer momento e em qualquer local – especialmente porque o teclado com 88-teclas de tamanho-real não irá comprometer a tua técnica.

Quanto aos sons internos, são derivados dos aclamados pianos premium da Roland. Toca nas teclas e vais ouvir notas cheias de carácter, com alterações harmoniosas em resposta ao teu toque, tal como um piano acústico de primeira categoria. E em conjunto com o teclado expressivo, o GO:PIANO88 destaca as dinâmica do teu toque, encorajando-te a melhorar rapidamente à medida que as tuas habilidades crescem. O GO:PIANO88 também inclui pianos eléctricos, órgãos e outros sons, por isso podes explorar estilos de música diferentes.

Este piano digital está repleto de ferramentas internas que apoiam a tua rotina de prática diária. Utiliza o metrónomo para desenvolveres as tuas competências de timing ou experimenta transpor o teclado para um pitch musical diferente. E quando estiveres pronto, a ligação ao teu smartphone revela uma mundo de aplicações e tutoriais em vídeo. A aplicação Piano Partner 2 Gratuita da Roland é a companhia ideal, oferecendo funcionalidades tão educativas como divertidas e uma função de gravação que permite captar o teu toque e avaliar o teu progresso.

Por fim, com o teclado de 88 teclas e funcionalidades de ensino, vais melhorar rapidamente as tuas competências – e vais querer partilhar o teu progresso com o mundo. A gravação de vídeos com o teu smartphone é uma tarefa fácil, mas o microfone incorporado nem sempre produz um resultado profissional.

Em vez disso, experimenta ligar o teu smartphone e o GO:PIANO88 ao GO:MIXER PRO da Roland, para captares directamente o som enquanto estás a gravar. Também podes ligar fontes adicionais ao GO:MIXER PRO, incluindo um microfone ou outro teclado. Com a combinação do teu smartphone, GO:PIANO88 e GO:MIXER PRO, não existe forma mais simples de criar vídeos com qualidade profissional para partilha nas redes sociais.

É um piano super bem conseguido!

NEEV começa por esclarecer que é um fã de longa data dos pianos digitais da Roland. «O primeiro piano que tive foi um Roland, com o qual ainda toco» – o FP-30, cuja versão melhorada – X – foi testada recentemente pela Margarida Campelo.

Quanto a este GO:PIANO88, cujo teste foi realizado no telhado da nossa redacção (que, atente-se aos vídeos, tem uma vista magnífica, diga-se), o músico começa por enaltecer os controlos, que «são super intuitivos; é muito fácil navegar pelo piano». E sublinha: «Este modelo até tem algumas funcionalidades de que não preciso, mas percebo porque existam, como é o caso do Bluetooth. Vejo utilidade, principalmente para quem está a aprender agora, mas a mim não faz falta».

Os efeitos, que NEEV também não costuma usar muito no quotidiano, surpreenderam o músico. «Gostei bastante de utilizar, até gosto mais do que no meu. Julgo que a Roland melhorou bastante essa funcionalidade».

Um dos componentes essenciais é, claro está, o teclado. «Este é muito confortável. Acho muito positivo as gamas de entrada da Roland terem este tipo de teclados com sensibilidade e algum peso. Para aprender é muitíssimo importante. Não é daqueles teclados que nem se sente o que se está a tocar. Para mim é muito importante o tacto, o peso das teclas e, nisso, este modelo em particular é bastante confortável», sublinha o multi-instrumentista.

Convidado a eleger as características que tornam este GO:PIANO88 tão apelativo, NEEV é peremptório. «Uma das coisas que mais gosto neste piano é a portabilidade. É um piano muito mais leve do que esperaria. É muito fácil de fazer o setup. Depois, o facto de funcionar a pilhas é muitíssimo importante e este seria um piano que levaria para qualquer sítio: para ensaios, concertos, para ter em casa… É leve, fácil de ligar e montar e usaria em qualquer situação. Para piano de 88 teclas é relativamente pequeno e, portanto, usaria em qualquer sítio».

NEEV vai mais longe. «É sentar, tocar e compor, sem ter de pensar em ligações ou outras complicações. Para esse tipo de utilização, de composição ou aquecimento em qualquer sítio, destaco ainda as colunas (2 x 10W), que também são muito satisfatórias. Não ocupam muito espaço e soam bem. O som da Roland é característico, já nos é familiar e isso também ajuda no processo de composição».

Este piano, reitera o músico, «é extremamente confortável e livre de problemas e ligações». Para NEEV, «é ligar um pedal de sustain e não é preciso mais nada. Se tivesse de escolher prós, elegeria a portabilidade. Poder levar para qualquer sítio sem ter de ligar à corrente é óptimo. Quanto aos contras, talvez alguma pouca robustez, mas é uma questão de habituação. Acho que me habituava rapidamente. No geral, é um piano super bem conseguido. A Roland é fiável, não dá problemas. O meu piano já levou muita porrada e continua a bombar!».

NEEV, alter ego de Bernardo Neves, é um jovem compositor, multi-instrumentista, intérprete e escritor que ficou conhecido do grande público português muito por culpa de “Dancing in The Stars”, tema com o qual participou na mais recente edição do Festival da Canção, tendo sido o mais votado pelos espectadores. Em 2020, editou o seu primeiro longa-duração, “Philosotry”, produzido por Larry Klein (Joni Mitchell, Herbie Hancock, Melody Gardot, Tracy Chapman), que um dia se referiu a Bernardo como “o Prince português”.

Podem ouvi-lo tocar o GO:PIANO88 no vídeo que acompanha este artigo. Se ficaram interessados, a Egitana já tem estes pianos disponíveis para venda, carrega nos links Roland GO:PIANO Piano Portátil 61P e Roland GO:PIANO88.

EGITANA