Quantcast


SUMMER NAMM 2021: Novos Controladores USB Nektar Impact GXP49 & GXP61

SUMMER NAMM 2021: Novos Controladores USB Nektar Impact GXP49 & GXP61

Redacção

A Nektar acrescentou os controladores de teclado USB Impact GXP49 e GXP61 à série Impact GXP. Dirigidos a produtores e performers, os novos controladores oferecem uma integração na DAW sem falhas e um controlo intuitivo dos instrumentos de software através do Nektarine (incluído).

Os novos controladores de teclado Impact GXP49 e GXP61 juntam-se ao Impact GXP88 na gama Impact GXP da Nektar. Os controladores Impact GXP emparelham a integração DAW da assinatura Nektar com um foco na tocabilidade e controlo de desempenho intuitivo.

Ambos os teclados vêm com teclas semi-pesadas, sensíveis à velocidade, com canal aftertouch. Para além das rodas de pitch bend e modulação, é possível ligar até três pedais. Liga-se um adaptador Y opcional no conector do pedal de apoio e pode ligar-se um segundo pedal para controlo adicional. Um pedal de expressão pode ser ligado a um jack em separado. Para além de uma porta USB, existe uma saída MIDI tradicional, pelo que os teclados podem ser utilizados sem computador, se necessário. A alimentação pode ser fornecida através de USB ou de um adaptador de corrente opcional.

Um conjunto de oito botões à esquerda do teclado fornece funções de transporte e permite controlar coisas como pontos de localização, ciclo e metrónomo e seleccionar pistas e sem recurso à utilização de rato. A fila de botões coloridos, iluminados por RGB, serve vários propósitos. Podes utilizar estes botões para aceder à função integrada de repetição de notas, ou recuperar correcções e desempenhos no software Nektarine.

Em relação a software, embora não ofereçam os faders e pads da série Impact LX+ mais focados na produção, os Nektar Impact GXP49 e GXP61 ainda oferecem integração directa em Bitwig, Cubase, Digital Performer, Garageband, Logic, Nuendo, Reaper, Reason, Sonar e Studio One. Isto significa que o utilizador é poupado ao entediante processo de mapear manualmente os controladores do teclado para o software.

Quando utilizados com o software Nektarine incluído, os controladores de teclado Impact GXP tornam-se estações de trabalho de desempenho. O Nektarine oferece 16 slots para instrumentos de software, que podem ser controlados através dos botões do teclado. Pode definir-se zonas, divisões e camadas do teclado, adicionar efeitos e guardar configurações completas. Isto torna a série Impact GXP um instrumento versátil para desempenhos ao vivo. Para além do Nektarine, os teclados vêm com Steinberg Cubase LE e o instrumento virtual Retrologue.

Os controladores de teclado Nektar Impact GXP49 e GXP61 estarão disponíveis no final deste mês a um preço de 190 euros (GXP49) e 230 euros (GXP61). Mais informações aqui. Dispara o play se os quiseres ver em acção.

Enfrentamos tempos de incerteza e a imprensa não é excepção. Ainda mais a imprensa musical que, como tantos outros, vê o seu sector sofrer com a paralisação imposta pelas medidas de combate à pandemia. Uns são filhos e outros enteados. A AS não vai ter direito a um tostão dos infames 15 milhões de publicidade institucional. Também não nos sentimos confortáveis em pedir doações a quem nos lê. A forma de nos ajudarem é considerarem desbloquear os inibidores de publicidade no nosso website e, se gostam dos nossos conteúdos, comprarem um dos nossos exemplares impressos, através da nossa LOJA.