Novidades Fender Acoustic

Novidades Fender Acoustic

Timóteo Azevedo

A Fender anunciou o lançamento de vários modelos novos de instrumentos acústicos, entre guitarras, um baixo e um par de bandolins.

Tim Armstrong Hellcat-12

A Tim Armstrong Hellcat-12 é a versão de 12 cordas do modelo de assinatura Tim Armstrong Hellcat. No entanto, possuí algumas características distintivas que incluem um tampo em mogno sólido com suportes em X, um pickguard em tortoiseshell de 4 camadas, os inlaysHellcat” com duas caveiras no 12º traste, pestana e cavalete em osso sintético e a assinatura de Armstrong na cobertura do truss rod. A ponte em rosewood (pau-rosa) tem cavalete compensado, e a pestana é feita de osso sintético.

A nível de electrónica, a Tim Armstrong Hellcat-12 vem equipada com um sistema activo de pré-amplificação Fishman Isys III, com controlo de volume, graves, médios e agudos. O sistema também tem um afinador cromático incorporado.

CD-220SCE All Zebrano

A guitarra dreadnought CD-220SCE All Zebrano tem o corpo completamente construído em madeira de zebrano laminado, o que lhe confere um aspecto muito característico. Também apresenta um tampo com suportes em X, e inlay de uma lista central em mosaico nas costas. Ainda no corpo, a roseta é feita de abalone-arco-íris.

 O braço em mogno está equipado com um truss rod de acção dupla e com uma escala em rosewood (pau-rosa) com 20 trastes. Os inlays em pontos são mais pequenos que o normal, apenas 3mm. A ponte também é em rosewood com um cavalete compensado em osso, sendo os pinos pretos com pontos em abalone-arco-íris. Na cabeça encontramos o logo da Fender em madre-pérola e ferragens douradas, com a pestana esculpida de osso.

 Um sistema Fishman Presys trata da pré-amplificação, com controlo sobre volume, graves, médios, agudos, corpo (sweep de médios), afinador cromático incorporado e luz indicadora de pouca bateria.

Sonoran-Bucket

Este modelo é uma fusão entre as gamas California e Hot Rod, resultante no cruzamento entre os modelos acústicos Sonoran e T-Bucket. A nova guitarra dreadnought Sonoran-Bucket apresenta um corpo com o tampo em maple com um acabamento sunburst flame de estilo vintage. As ilhardas e costas são feitas de mogno laminado, sendo a roseta igual às dos modelos T-Bucket. A cabeça é o formato Stratocaster, com o braço em maple com escada de rosewood (pau-rosa) com 20 trastes. No 12º traste encontramos um inlay com o “F” do logo da Fender. A ponte também é em rosewood e apresenta um cavalete compensado, com a pestana esculpida de osso sintético.

A pré-amplificação é feita através de um sistema Fishman Isys III, com controlo de volume, graves, médios e agudos, com afinador cromático incorporado.

CB-100CE Bass

O CB-100CE Bass é um modelo de baixo acústico dreadnoght com cutway, apresentando um tampo em spruce (abeto) com suportes em X. A roseta tem o design acrílico em madre-pérola da Fender, com as costas e ilhardas do corpo e o braço em mogno, com o perfil do Jazz Bass. O braço está equipado com um truss rod de acção dupla, com a escala em rosewood (pau-rosa) de 22 trastes. A ponte também é em rosewood, com cavalete compensado feito de osso sintético. O mesmo material é usado na pestana.

Um sistema Fishman Isys III, com controlo de volume, graves, médios e agudos e com afinador cromático incorporado são utilizados para a pré-amplificação.

FM-63SE

Esta reinvenção do modelo de bandolim FM-63S vem equipada com um pickuo piezo, a que se juntam potenciómetros de volume e tom. O tampo do FM-63SE é feito de spruce (abeto) sólido com suportes em tone bar. As bocas acústicas são os típicos “f”, sendo as costas do corpo esculpidas em maple sólido e as ilhardas em maple ondulado. O biding do corpo é de marfim, equipado com um pickguard de 3 camadas em tortoiseshell. A escala em rosewood (pau-rosa) com 24 trastes e a cabeça também têm biding, e na cabeça encontramos inlays em madre-pérola. A ponte em rosewood tem cavalete compensado, a pestana é feita de osso sintético e as ferragens são douradas.

FM-101

 

O bandolim FM-101 tem um tampo em spruce (abeto) laminado com as bocas acústicas em “F”, com suportes em formato tone bar. O biding em marfim, o corpo apresenta um acabamento em sunburst brilhante e um pickguard preto. O braço é esculpido de madeira de nato (mora), e apresenta uma escala em rosewood (pau-rosa) de 21 trastes. A ponte com cavalete compensado também é feita em rosewood, sendo a pestana esculpida de osso sintético.

EGITANA