Novo piano U1SHTA Yamaha

Novo piano U1SHTA Yamaha

Timóteo Azevedo

O U1SHTA é um piano acústico encordoado vertical com a função SILENT Piano™ da Yamaha. A tecnologia TransAcoustic™ permite ao U1SHTA produzir um som de camadas acústico/digital e permite ao pianista controlar convenientemente o volume.

Com a tecnologia TransAcoustic™, os transdutores transformam o tampo do U1SHTA em colunas e todos os sons, acústicos e digitais, são gerados através delas. Para uma riqueza acrescida, os sons samplados digitalmente de vários instrumentos, melhorados pela ressonância natural das cordas do piano, podem ser postos em camada com os sons acústicos do piano.

CARACTERÍSTICAS:

Coluna de tampo
A recentemente desenvolvida tecnologia TransAcoustic™ transmite o som digital directamente pelo tampo do piano e faz o próprio piano funcionar como uma coluna. A vibração do tampo é também transmitida para as cordas do piano e cria uma ressonância natural das cordas da mesma maneira como se tocasse um piano acústico.
Com o seu tampo a funcionar como uma coluna, o Piano TransAcoustic™ produz uma sensação de som acústico/digital com muita vida. Podem ser ligados reprodutores externos de música directamente ao piano TransAcoustic™, fazendo deste piano o ideal centro de entretenimento.

Melhora o espectáculo ao vivo
Graças a novas funções de performance que levam o piano acústico/digital a um nível perto da perfeição, o piano TransAcoustic™ pode gerar um som de camadas distinto que ressoa com beleza em salas de espectáculo pequenas.

Modo Acústico
Performance de piano acústico natural de um piano vertical Yamaha, totalmente encordoado e com uma bela ressonância.

Modo SILENT Piano™
Performance de piano digital totalmente silenciosa, tocada com headphones para evitar incomodar outros.

Modo TA
Sem headphones, é possível tocar o piano digital com volume controlável, melhorado pela ressonância acústica natural; sons digitais – incluindo outros sons de instrumentos – podem ser postos em camadas com os sons acústicos do piano, criando performances com texturas ricas; acedendo ao mecanismo de silenciamento enquanto no modo TA, permite ao pianista sobrepor ou eliminar o som das cordas.

*Esquerda: Modo TA, Direita: Função Layer Playing

Variedade de Som
Em acréscimo ao som de piano, o piano TransAcoustic™ tem vários sons de instrumentos. Pode escolher o seu som favorito e os sons resultam da coluna do tampo.

*Lista de sons predefinidos

Pode controlar o volume
Pode controlar o volume à sua vontade mantendo a sensação de um piano acústico. Um vez que o som vem directamente do tampo, não necessita de ligar headphones.

Melhora sessões de treino
O piano TransAcoustic™ inclui a reconhecida tecnologia SILENT Piano™ da Yamaha, de forma que as sessões de treino podem ser efectuadas a qualquer altura – de dia ou noite – sem causar incómodo ou ser incomodado por outros.

Som de Piano realista
O som de piano é samplado com fideldiade do piano de cauda Yamaha CFX. Pode desfrutar do claro e bonito som de piano. O som do piano é samplado com o método de samplagem binaural.*1*2. Mesmo que oiça através de headphones, pode desfrutar de um som envolvente, como se soasse directamente de um piano. Em acréscimo, pode desfrutar do som natural por um longo período de tempo sem fatigar os ouvidos. Esta unidade está equipada com vários efeitos que reproduzem a ressonância específica de um piano acústico (Damper Resonance, String Resonance, and Sustain Sample)*2. Pode também adicionar um som subtil produzido quando as teclas são soltas (Key-off Sample). Combinando-os, pode desfrutar do som rico e realista do piano mesmo quando usando a função SILENT Piano™.

*1 Samplagem binaural é um método que usa dois microfones colocados na posição dos ouvidos de alguém que está a tocar e grava o som do piano tal ele é.
*2 Quando a tocar com o modo TA, o som do piano é alterado para o som do piano de cauda Yamaha CFX, samplado com método de samplagem em estéreo. Neste caso, Damper Resonance, String Resonance e Sustain Sample não funcionam.

Tampo como coluna
A Yamaha instalou um transdutor perto de cada ponte do tampo dos pianos TransAcoustic™. Tocando o piano no modo digital com volume controlável, os transdutores convertem os dados do som digital em energia sonora, causando vibração no tampo. O tampo ressoa naturalmente e torna-se uma coluna, resultando em efeitos ressonantes, campos acústicos e sons naturais semelhantes as de um piano acústico quando tocado. Pelo facto das ressonâncias físicas das cordas melhorarem os sons digitais samplados de uma maneira que nunca antes foi possível, os sons que o piano TransAcoustic™ produz são agradáveis ao ouvido de forma incomparável.

EGITANA