O Aguardado Regresso da Fender Jag-Stang de Kurt Cobain

O Aguardado Regresso da Fender Jag-Stang de Kurt Cobain

Redacção

Modelo mexicano, com a assinatura de Kurt Cobain, é uma reedição da híbrida guitarra Mustang/Jaguar que o líder dos Nirvana ajudou a criar em 1993.

O modelo de assinatura Jag-Stang de Kurt Cobain fará o seu tão aguardado regresso em Outubro de 2021, desta vez como um modelo de fabrico mexicano. A reedição da guitarra, que acompanha assim as comemorações do 30º aniversário de “Nevermind”, segue as especificações originais pedidas por Kurt Cobain em 1993 para combinar os elementos favoritos dos seus modelos Fender Jaguar e Mustang, tendo um corpo de alder, escla curta de 24″ em rosewood e pickups single-coil e humbucker custom, tipo vintage.

Kurt Cobain trabalhou com a Fender’s Custom Shop no desenvolvimento da Jag-Stag antes da sua morte e até chegou a levar o protótipo para a estrada em 1994. «Kurt sempre tocou com ambas as guitarras», disse Larry Brooks, da Fender, sobre o amor do músico pelos modelos Jaguar e Mustang. «Ele tirou fotografias de cada um dos modelos, cortou-as ao meio e colocou-as juntas para ver como seriam. Era o seu conceito, e nós detalhámo-lo para lhe dar equilíbrio e sensação».

«Era muito fácil trabalhar com ele. Tive a oportunidade de me sentar e falar com ele, depois construímos-lhe um protótipo. Ele tocou-o durante algum tempo e depois escreveu algumas sugestões sobre a guitarra e enviou-nos de volta», acrescentou Brooks.

Cobain ficou evidentemente satisfeito com a guitarra. «Desde que comecei a tocar sempre gostei de certas coisas sobre certas guitarras, mas nunca consegui encontrar a mistura perfeita de tudo o que procurava», disse um dia Cobain a Chuck Crisafulli na sua última entrevista sobre a guitarra. «A Jag-Stang é a coisa mais próxima disso. E gosto da ideia de ter um instrumento de qualidade no mercado sem noções pré-concebidas anexadas. De certa forma, é perfeito para mim. Anexar-lhe o meu nome, na medida em que sou o anti-guitar hero – mal consigo tocar as coisas sozinho».

Embora discordemos desse último ponto – Cobain era um guitarrista muito mais matizado do que os seus detractores alguma vez irão sugerir -, a proposta única da Jag-Stang continua a ser válida. E esta reedição é oferecida nos mesmos acabamentos que antes: Sonic Blue e Fiesta Red.

A Jag-Stang está disponível por uns 1.399 euros. Mais detalhes da Fender.

Enfrentamos tempos de incerteza e a imprensa não é excepção. Ainda mais a imprensa musical que, como tantos outros, vê o seu sector sofrer com a paralisação imposta pelas medidas de combate à pandemia. Uns são filhos e outros enteados. A AS não vai ter direito a um tostão dos infames 15 milhões de publicidade institucional. Também não nos sentimos confortáveis em pedir doações a quem nos lê. A forma de nos ajudarem é considerarem desbloquear os inibidores de publicidade no nosso website e, se gostam dos nossos conteúdos, comprarem um dos nossos exemplares impressos, através da nossa LOJA.
EGITANA