O Melhor Gear: Ronda de Agosto 2020

O Melhor Gear: Ronda de Agosto 2020

Redacção

Para os músicos que estiveram distraídos nas férias. Reunimos as novidades de Agosto que a redacção considerou mais interessantes, recém-lançadas ou recém-chegadas ao mercado.

Agosto é o mês clássico de férias, com COVID ou sem COVID. Estando de papo para o ar pode ser mais difícil acompanhar o equipamento musical que as marcas estão a estrear ou que, apresentados anteriormente, estão agora a chegar ao mercado e, particularmente, ao mercado português.

Nesse sentido, para vos facilitar o trabalho, reunimos os nossos destaques num só lugar. Desde produtos digitais a baterias acústicas, passando por instrumentos de assinatura, que em Agosto houve uma mão cheia de propostas interessantes. Começamos por uma estreia que é mais um acontecimento, um aniversário muito especial para a Roland…

40º Aniversário TR-808 | Este ano, a mítica Roland TR-808 completa 40 anos de vida, beats e história. Para assinalar a data, a marca japonesa preparou uma série de conteúdos e… algumas ofertas. Para começar, há um mini documentário (com um conveniente tempo de duração de 8:08) que detalha a utilização do aparelho em canções ao longo das décadas até às sequências de programação. Para descobrir as ofertas e mais detalhes da celebração, entra no artigo original.

Yamaha Stage Custom Hip | As baterias Stage Custom estão entre as mais aclamadas da história. A Yamaha tem actualizado estes modelos, mantendo a sua vitalidade, e desta vez colocou os famosos drum kits ao alcance de mais músicos, através de um conjunto de entrada com uma excelente relação qualidade/preço, o Stage Custom Hip. Descobre mais no link.

Sabian 18″ Chick Corea Royalty Ride LE | A Sabian apresentou o seu novo prato, o modelo de edição limitada Chick Corea Royalty Ride LE, baseado no prato ride original que Roy Haynes tocou em “Now He Sings, Now He Sobs”, álbum de Chick Corea em 1968. O prato original foi oferecido a Chick Corea pelo próprio Haynes. Esta modelo foi então alvo de estudo exaustivo da Sabian Custom Shop e usado como base para recriar esse famosíssimo som de ride. O 18″ Chick Corea Royalty Ride LE é construído no tradicional bronze B20, com um design flat, sem campânula. Mais detalhes no artigo original.

Adoro Silent Sticks | Porque as baterias e os pratos podem ser demasiado barulhentos (para quem não os toca!), a Adoro acaba de introduzir no mercado as Silent Sticks, um meio barato e que, segundo a marca alemã, é capaz de reduzir o volume acústico em cerca de 50%. Descobre como.

Fender 60th Anniversary Jazz Bass | Apresentado em 1960, o Jazz Bass é um clássico inegável. Bastará recordar alguns dos muitos artistas que têm tocado com o instrumento ao longo dos anos e estará tudo dito sobre o lugar singular deste modelo de baixo na história da música – desde Jaco Pastorius e Larry Graham, a John Paul Jones e Noel Redding, passando por Geddy Lee ou Flea. Em honra a esses sessenta anos, a Fender criou o modelo 60th Anniversary Jazz Bass.

Ernie Ball Music Man Short Scale | O Short Scale StingRay possui corpo em ash, acabado em polyester high-gloss, e braço roasted maple. O material da escala depende da variante escolhida. O modelo Vintage Sunburst tem escala em maple e o Starry Night em rosewood. Ambos possuem perfil 22, com trastes largos em aço inoxidável. Vê aqui ambos os modelos e mais specs.

John Myung Bongo 6 | A Ernie Ball Music Man anunciou o seu primeiro baixo de seis cordas para o baixista dos Dream Theater, o virtuoso John Myung. Segundo o press da marca, o instrumento esteve em desenvolvimento «durante uma década inteira em processo de refinamento». O baixo extrai o seu design dos modelos Bongo e possui corpo em basswood, braço roasted maple, com acabamento a cera e óleo. A sua característica visual mais proeminente é a escala rosewood/roasted maple, dividida a meio, e revestida com 24 trastes largos high-profile e os inlays Half Moon. Canhão para ver melhor no artigo original.

Lukas Nelson ’56 Les Paul Junior | Desta vez a marca viajou ao universo da country music e americana para criar a assinatura de Lukas Nelson, filho do lendário Willie Nelson. É uma réplica tão exacta quanto possível da LP Jr. de Lukas produzida em 1956. Esse modelo original foi a guitarra principal de Lukas durante longos anos. O novo modelo possui algumas características mais contemporâneas. Descobre quais.

Fender Oferece a Tele de Assinatura de Brent Mason | Com uma carreira de créditos firmados ao longo de cinco décadas, Brent Mason é um dos mais prolíficos guitarristas de sessão de sempre. Numa homenagem à sua estimada Tele de ’67, que o músico descobriu, no início dos anos 80, numa loja de guitarras em Nashville, o modelo de assinatura de Mason está equipado com os mods originais. Uma das Telecasters mais versáteis de sempre, para descobrir aqui.

Enfrentamos tempos de incerteza e a imprensa não é excepção. Ainda mais a imprensa musical que, como tantos outros, vê o seu sector sofrer com a paralisação imposta pelas medidas de combate à pandemia. Uns são filhos e outros enteados. A AS não vai ter direito a um tostão dos infames 15 milhões de publicidade institucional. Também não nos sentimos confortáveis em pedir doações a quem nos lê. A forma de nos ajudarem é considerarem desbloquear os inibidores de publicidade no nosso website e, se gostam dos nossos conteúdos, comprarem um dos nossos exemplares impressos, através da nossa LOJA.